Os espaços abertos da nossa escola, nesta época do ano, ficam bastante floridos. É quando celebramos, com os alunos da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais, a “Chegada da Primavera”, promovendo atividades de apreciação das flores, de plantio e de criação artística, para a exaltação das maravilhosas cores da natureza.
Primavera na Educação Infantil
Usando adereços bem coloridos e até floridos, os alunos da Educação Infantil comemoraram a Chegada da Primavera (dia 23 de setembro), plantando flores em vasos, com o intuito de deixar os jardins em torno da horta ainda mais bonitos.
Os alunos adoram plantar. Como as professoras explicam, a ação de plantio, além de ser prazerosa, tem um valor didático de torná-los conscientes da importância de preservar o meio ambiente. E ela salientam que “plantar flores”, em especial, possibilita aos alunos uma experiência sensorial única, com a percepção das diversas formas, texturas, cores e cheiros. Além disso, desperta a necessidade de cuidar de algo tão belo e frágil.
Primavera no Ensino Fundamental Anos Iniciais
As datas do “Dia da Árvore” e da “Chegada da Primavera” foram lembradas no Ensino Fundamental Anos Iniciais com conversas que visaram esclarecer os males do desmatamento e enfatizar a necessidade urgente do desenvolvimento de ações de conservação ambiental e reflorestamento.
Numa atitude de valorização da natureza, os alunos também saíram pela escolha para olhar as flores e, depois, realizaram trabalhos de Arte sobre as belezas que a natureza nos oferece.