No material didático dos alunos do Nível I da Educação Infantil, constava o tema “ervas medicinais”, sendo que a avó de um personagem conhecia bem as ervas e preparava chás maravilhosos.
Então, as professoras Emília e Daniela, imitando a situação apresentada no Manual, organizaram um Chá de Bonecos para os alunos brincarem e experimentarem alguns chás.
Na horta da escola
A vivência do Chá de Bonecos, na verdade, começou bem antes, quando eles foram à horta plantar hortelã, camomila, erva-doce e erva-cidreira.
Agora, no próprio dia combinado para o chá, eles voltaram à horta e colheram as ervas. No local, orientados pelas professoras, treinaram os sentidos do olfato e do tato, sentindo o cheirinho das ervas e percebendo as suas texturas.
Brincadeira do chá
Mais um sentido foi trabalhado na atividade. No momento do chá, junto com os bonecos que haviam trazido de casa, exercitaram o sentido do paladar, experimentando o gostinho do chá de camomila, que aprenderam ser bom para aliviar dores de barriga.
E, é claro, como numa boa e divertida brincadeira, os alunos fizeram seus bonecos sentirem os cheirinho das ervas e também tomarem de mentirinha o chá. Sobre a degustação, comentou a professora Emília: “Todas as crianças tomaram chá. Com a brincadeira, até quem dizia que não gostava de chá acabou experimentando.”.