Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que seguem o Itinerário Formativo de “Matemática e Ciências da Natureza”, estão desenvolvendo um projeto ecológico, sob a orientação do professor Rodrigo Barbassa, de Biologia, e da professora Lise, de Química.
O tema central é a verificação das águas dos nossos reservatórios, em especial o da Represa Billings, que faz o abastecimento público dos municípios do Grande ABC e parte de São Paulo.
Esse projeto visa investigar a qualidade do tratamento de esgoto e, por consequência, a saúde dos rios que alimentam as represas. O objetivo, então, é avaliar os impactos da poluição na qualidade da água que consumimos.
O projeto da USCS sobre os rios da região
Como contribuição para esse estudo, os professores agendaram uma visita à Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), especificamente para os nossos alunos participarem de uma aula de laboratório com a professora Marta Ângelo (bióloga e pesquisadora há mais de 20 anos a respeito da poluição dos rios) e com a equipe que ela coordena.
O trabalho que esse departamento de Ciências da USCS realiza chama-se Projeto IPH (Indíces de Poluentes Hídricos) e contribui para o levantamento de importantes informações sobre a qualidade da água dos rios da região do Grande ABC.
Experiências no laboratório da USCS
Com a equipe da professora Marta Ângelo, os alunos tiveram a oportunidade de fazer a análise microbiológica de amostras de água da Represa Billings, que a própria Universidade havia coletado. Montaram lâminas e, utilizando microscópios de alta resolução, puderam verificar a presença de organismos patogênicos, resultantes de fezes de humanos ou animais, num indício de contaminação por esgoto.
O professor Barbassa esclareceu que as atividades no laboratório foram importantes para estimular nos alunos o interesse pela área de bioquímica e pelos estudos dos ecossistemas e preservação ambiental.
“Com certeza, a tarde que passamos na USCS foi uma oportunidade para eles entenderem um pouco do processo de pesquisa e, quem sabe, se interessarem por uma profissão ligada às Ciências.”, completou o professor.
Resultados dos estudos
As pesquisas dos nossos alunos continuam e as conclusões serão expostas no dia do Evento Cultural da escola (11/11).
Eles já aprenderam que a área de mananciais da represa Billings corresponde à sua bacia hidrográfica, ou seja, que todos os rios e córregos da nossa região desaguam na Billings. Estão cientes de que esgotos lançados sem tratamento, como também outros poluentes e lixo, acabam atingindo a represa.
Portanto, a intenção dos alunos é apresentar sugestões de proteção e recuperação dos mananciais da Represa Billings e, assim, colaborar para minimizar a crise hídrica, que é um problema ambiental que cada vez mais afeta a vida de todos os seres do planeta.