Os alunos do 1º ano do Fundamental estão na fase inicial do letramento, aprendendo a ler e a escrever. O contato com os livrinhos, manuseio e contação de histórias já fazem parte da realidade deles desde a Educação Infantil. Agora, surgem as primeiras leituras individuais e a intenção de montar suas próprias histórias por escrito.
E como incentivar os alunos neste momento? Uma proposta de sucesso é fazê-los sentir que podem ser autores.
Foi assim que, neste ano, a equipe do Fundamental Anos Iniciais planejou o “Projeto Autor Mágico do Piaget”, em que os alunos aprendizes da escrita escreveram sobre o tema: “Minhas vivências no Colégio Piaget”.
Montagem do livrinho
As professoras orientaram seus alunos, sugerindo que eles contassem as lembranças da Educação Infantil se já tivessem estado na nossa escola na época, ou mencionassem as suas experiências no 1º ano.
Assim, eles relataram no livrinho as suas descobertas, as amizades, as brincadeiras, enfim, tudo o que mais os encantou. Também fizeram desenhos e pinturas. Ou seja, eles foram os autores do texto e da ilustração do livro.
E, numa parceria com a editora “Estante Mágica”, as histórias dos nossos alunos se transformaram em livros.
Cerimônia de autógrafos
No dia do Evento Cultural da nossa escola, em uma cerimônia especial, os alunos autografaram seus livrinhos, comprados anteriormente pelas famílias.
A expectativa era grande, tanto por parte dos alunos como por parte dos pais, já que os livros ficaram guardadinhos, para serem entregues somente no dia de autógrafos.
Então, com muito capricho, as professoras das turmas do 1º ano organizaram o “encontro” de celebração da conquista das mais novas “estrelas literárias”.
Todos estavam felizes e emocionados. As professoras, orgulhosas da evolução dos seus alunos na aquisição da escrita, eram só sorrisos.
Finalização com canto e abraços
Para finalizar a cerimônia de autógrafos, os alunos fizeram uma apresentação de canto em agradecimento à presença dos familiares e ao apoio e incentivo que receberam durante este ano de início do novo ciclo educacional.
A música, composta pelo professor Paulo especialmente para o evento, mencionava valores de convivência, essenciais para o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada um: o autorrespeito, o respeito ao outro, a empatia e a colaboração.
Então, chegou o momento tão feliz dos abraços e beijos!!!!