A nossa escola considera que a educação para o empreendedorismo tem muito valor por ensinar a pensar de forma criativa e crítica, a resolver problemas e a assumir riscos calculados. Ou seja, as aulas de Empreendedorismo ajudam os alunos a desenvolverem uma série de competências e habilidades relevantes para sua vida pessoal e profissional.
Neste segundo semestre, as professoras Fernanda Uchoa, Fernanda Eliza e Michele, nas suas aulas de Empreendedorismo, trabalharam com os alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental noções básicas de poupança, investimento e organização de um negócio.
Foi um projeto que culminou na realização da “Feira do Empreendedor Piaget”.
Características do Projeto
O projeto se iniciou com a aprendizagem teórica e seguiu até a experiência prática.
Depois do entendimento dos conceitos necessários sobre “empreender”, os alunos, divididos em grupos, se tornaram participantes da feira, onde venderiam seus produtos. Para tanto, foi necessário que fizessem uma avaliação do potencial de suas ideias, associando-as às próprias capacidades; do interesse da clientela a quem iriam vender; e do fator de risco do negócio.
Assim sendo, antes de montarem a sua miniempresa, sempre orientados pelas professoras, eles precisaram responder a diversas questões, como por exemplo: O que vocês sabem fazer? Com qual produto se identificam mais para poderem trabalhar com facilidade?; O que os alunos do Piaget têm interesse em comprar?; Quanto dinheiro investirão?; Quanto poderão lucrar sem tornar o produto caro?.
Criação de mininegócios
Calculados os custos e benefícios e, na maioria dos casos, aproveitando a habilidade de alguém do grupo que sabia fazer algum produto alimentício ou artesanal (biscoitos natalinos, sucos especiais, bolos, bijouterias, etc.), os alunos montaram seus mininegócios.
E até deram nome a eles:
Love Dogs Pavê ou Pacumê Gostosuco Piaget Paper Salgados Come Mais Eu Amo Brownie Bac-C Biscoitos Your Cookies Ice Potato |
Supera Gelinho Cake Master Amor dos Doces Brigadeirolândia Paraíso dos Doces The Super Stars Glow Bijus Brigamax Chocolate’s Fruits |
Doceria das amigas ALM Bijouterias Sukito Los Hermanos Boni Works Reino das Pipocas Los Estudantes MHCG Pipocas |
O dia da “Feira do Empreendedor”
Na data marcada, no horário do intervalo para o lanche das turmas, as barracas já estavam organizadas com os produtos, os cartazes anunciando os preços e os alunos empreendedores divididos nas funções de caixa, para receber o dinheiro e fazer troco, e de entregador do produto.
Quem trabalhava com “comes e bebes” se encontrava devidamente preparado, usando luvas e toucas.
Resultado: as vendas foram intensas. O que ajudou bastante foi a propaganda anterior feita pelos empreendedores, que passaram nas salas de aula avisando sobre o evento. A coordenação do Fundamental Anos Iniciais também colaborou para o sucesso do projeto, pois enviou aos pais um comunicado com uma tabela de preços (variando de R$1,00 a R$10,00) e solicitando que incentivassem seus filhos a comprarem alguma coisa na Feira.
Os alunos da nossa escola se auxiliaram mutuamente. Os que compraram adoraram os produtos (uma novidade no cotidiano da escola) e quem vendeu obteve um lucrinho.
Aliás, os empreendedores trabalharam tanto na Feira que, no final, declararam estar cansados.
Cansados mas felizes por terem conseguido vencer todas as etapas.
Objetivos do Projeto
A professora Fernanda Eliza, uma das organizadoras da “Feira do Empreendedor Piaget”, explicou que, além da experiência de montagem de um negócio e verificação concreta do retorno financeiro, os alunos treinaram o trabalho em equipe, com atitudes de cooperação, responsabilidade e empenho.
E ela salientou:
“Os lucros obtidos pelos grupos, embora pequenos, foram somados para a meta que foi traçada por eles desde o início dos trabalhos: conseguir uma quantia para custear um dia especial na escola.”.
Então, o propósito foi mais do que atingido. No último dia de aula, na festa de confraternização e encerramento do ano letivo, eles poderão se divertir nos brinquedões infláveis que irão alugar.