Nas reuniões entre os professores, os coordenadores pedagógicos, as orientadoras educacionais e a diretora, as atividades seguiram a mesma metodologia utilizada com os alunos: houve apresentação de situações-problema e organização de tarefas em equipes para superar os desafios e descobrir novas habilidades.
Por meio da metodologia ativa e participativa, que define em excelência o perfil da nossa escola, os participantes precisaram demonstrar integração, atitudes de responsabilidade com o seu grupo, criatividade e competências socioemocionais de relacionamento.
Portanto, a semana de planejamento e aperfeiçoamento profissional de 2025 reforçou as linhas pedagógicas da nossa escola e definiu novas importantes propostas de trabalho.
1- DINÂMICA DE APRIMORAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Com o objetivo de estreitar os laços entre os professores e incentivá-los a trocar experiências profissionais e conhecimentos, os coordenadores montaram uma dinâmica especial.
Os participantes dos vários ciclos da escola — da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio — se misturaram e formaram 10 grupos. Então, cada grupo recebeu a tarefa de discutir um tema e apresentar as conclusões.
Os temas, sempre ligados à Educação, levaram os participantes a questionar sua própria atuação como educador e conhecer a atuação dos demais colegas.
“A escolha da profissão de professor”, “A escola humanista”, “A inteligência emocional do professor”, “Gerenciamento da sala de aula”, “Bullying e o papel do professor”, “Eu conheço o meu aluno?”, foram alguns dos temas distribuídos aleatoriamente.
Na segunda parte da dinâmica, os grupos expuseram um parecer sobre o assunto. O formato da apresentação era livre e predominou a criatividade nos recursos utilizados: dramatização, vídeo, música, jogo, brincadeira. De modo bem humorado e até divertido, a dinâmica promoveu o autoconhecimento e o conhecimento do outro.












2- PALESTRA PARA MOTIVAR E FAZER REFLETIR: “APRENDIZADO CONTÍNUO”
A Lilian Cavalaro Siqueira, diretora do Colégio Piaget, fez uma recepção calorosa para seus colaboradores. Agradeceu e elogiou a atuação de todos que, com muito empenho e dedicação, realizaram, em 2024, aulas brilhantes, com criatividade e métodos didáticos que motivaram os alunos a pensar, questionar, expressar suas opiniões e buscar soluções democráticas para os problemas do mundo.
Mencionou a importância de cada professor continuar o desenvolvimento de suas potencialidades, para que a evolução de todos, unidos, possa garantir um ensino de qualidade. E caracterizou os resultados positivos da nossa escola como decorrentes de uma equipe integrada e colaborativa, que atua centrada nos mesmos ideais pedagógicos. Assim, com palavras de incentivo e votos de um ano feliz e produtivo, reforçou o compromisso do verdadeiro educador: ser um contínuo aprendiz.



3- PALESTRA PARA CUIDAR DE QUEM CUIDA: “SAÚDE MENTAL”
A professora e autora Mary Lopes Esteves Frizanco, especialista na área de “Inclusão Educacional” e atendimento clínico psicopedagógico, compareceu à nossa escola na semana de planejamento e ministrou uma palestra sobre “Saúde Mental”.
Ela explicou aos educadores que, do mesmo modo que se preocupam com suas aulas e assistência aos alunos, devem ter atenção à sua própria saúde. Destacou a necessidade de o cuidador também se cuidar, reservando um tempo para descanso, relaxamento e atividades prazerosas e antiestressantes. Sugeriu que cada um analisasse a quantas andam seus compromissos e o quanto eles impedem um tempo de serenidade.
Apresentou algumas técnicas de Mindfulness, que são práticas de atenção plena para ajudar os educadores a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o foco e a memória, reduzir a ansiedade e promover a sensação de calma e bem-estar. Ensinou exercícios de respiração e concentração bem simples que podem ser aplicados juntamente aos afazeres do dia.
A palestrante ressaltou que a saúde — física e mental — é essencial para o profissional se sentir motivado e apto a executar sua função com qualidade. E que a saúde mental de uma pessoa está associada basicamente à forma como ela lida com as imposições da vida.
Orientou sobre dois procedimentos ideais que todos os educadores (e, na verdade, qualquer profissional) devem desenvolver: aprender a lidar com os problemas que aparecem no cotidiano, sem sofrer excessivamente e reconhecer seus limites emocionais, buscando ajuda sempre que necessário.
Também promoveu dinâmicas de descontração com os professores e sorteou alguns de seus livros.



4- BINGO DA UNIÃO
Mais uma atividade de valorização do “trabalho conjunto” foi promovida pela equipe do SOE (Serviço de Orientação Educacional). As orientadoras educacionais organizaram a brincadeira do Bingo com os professores. Mas foi um Bingo diferente, de uma cartela só, com o objetivo de provocar um uníssono grito: “Binguei!”
Foi assim que os professores, desconcertados, descobriram que haviam “bingado” todos ao mesmo tempo, recebendo a mensagem de que o bom entrosamento e a colaboração entre eles conduzem-nos ao destino almejado: sucesso coletivo e também pessoal.
No final da dinâmica, muitos risos. E a confraternização continuou com um delicioso lanche oferecido pela escola.


