A nossa escola tem como objetivo formar cidadãos conscientes, reflexivos, críticos e humanitários. Por isso, no nosso planejamento programático, estão incluídas aulas e atividades de socioemocional, para desenvolver nos alunos valores éticos ou virtudes indispensáveis a indivíduos que se autorrespeitem e respeitem os outros.
Um desses valores que propagamos no Piaget é a SOLIDARIEDADE. E, sabendo que as crianças e jovens aprendem muito mais com os exemplos, principalmente os dos pais, convidamos frequentemente as famílias a participarem de campanhas solidárias em prol de pessoas menos favorecidas.
A solidariedade na OLIJUP
A OLIJUP é uma olimpíada anual da nossa escola, em que participam alunos do 6º ano ao 3º do Médio. Eles se dividem em grupos e realizam desafios de conhecimento, gincanas de habilidades físicas, atividades de arte e criatividade, etc. São várias as provas valendo pontos. Uma delas é a PROVA SOLIDÁRIA: as equipes arrecadam produtos para enviar a entidades beneficentes.
A OLIJUP e a ajuda aos desabrigados do Rio Grande do Sul
Desta vez, as arrecadações da PROVA SOLIDÁRIA da OLIJUP destinaram-se a ajudar as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Essa ideia veio dos alunos do Ensino Médio, e os do Fundamental II apoiaram totalmente.
Assim, a campanha ganhou proporções que os idealizadores nem podiam imaginar. Os alunos dos outros ciclos, os professores, os demais profissionais da escola, enfim, todos da Comunidade Piaget expressaram o desejo de participar.
E mais ainda: pessoas de fora ficaram sabendo da campanha e nos mandaram muitos produtos.
O Colégio Piaget como posto de coleta
Rapidinho a campanha, que era só interna, se expandiu. A arrecadação atraiu mais colaboradores, e a nossa escola se tornou um posto de arrecadação.
Coletamos: 3.746 litros de água, mais de 2.500 quilos de alimento, cerca de 1.000 itens de higiene e limpeza, além de roupas, cobertores e calçados. Isso até agora, porque a campanha continua.
Saíram daqui da escola vários caminhões, e acreditamos que outros ainda sairão.
Foi contagiante a alegria dos alunos separando os donativos, reembalando e ajudando a colocar nos caminhões.
Com certeza, a ação deles está sendo um importante aprendizado de que vale a pena servir ao próximo e que todos nós podemos sim ajudar a quem precisa.
Obrigado, alunos e pais, por serem “pessoas solidárias”!