No dia 21 de junho, ocorreu na nossa escola, no horário do lanche, a “Feira do Fondue”.
Foi uma atividade dos alunos do 1o ano, decorrente do que eles estão estudando nas aulas de Educação Financeira/Empreendedorismo.
Divididos em equipes, prepararam e venderam “fondue de frutas” a seus colegas do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Aulas de Educação Financeira
O ensino de Educação Financeira na nossa escola começa cedo, pois acreditamos que as noções básicas sobre compra, gastos, consumo, poupança, entre outros aprendizados ligados a finanças, são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes.
Nas aulas, os alunos também aprendem a importância do planejamento financeiro, inclusive visando à aquisição do comportamento de colaboração com a família.
Aula prática de Empreendedorismo
Para os alunos do 1º ano vivenciarem a elaboração de um plano financeiro, as professoras propuseram que eles, em grupos, montassem um mininegócio para a venda de fondue de frutas.
Eles precisaram verificar os gastos que teriam com os produtos e estimar uma possibilidade de lucro. Ficou combinado que os esforços seriam recompensados com o retorno financeiro em benefício deles mesmos: usariam o dinheiro em um dia divertido com brinquedões.
No dia da Feira, revezaram-se no preparo do fondue e no serviço de caixa, para que treinassem, também, como lidar com o dinheiro na venda dos tíquetes e fazer troco.
O sucesso da Feira de Fondue
O evento ocorreu de maneira calma e organizada. Os alunos ficaram satisfeitos e perceberam o quanto é válido fazer planos para se chegar a uma meta e conseguir obter aquilo que se deseja.
Participando da atividade, os pequenos empreendedores desenvolveram uma série de competências e habilidades relevantes para sua vida pessoal e profissional futura, como: planejamento, trabalho em equipe, cooperação, responsabilidade e empenho.
O sucesso da Feira deveu-se também a todos os pais: aos do 1º ano, por ajudarem os alunos na organização dos produtos para a montagem dos fondues, e aos demais pais por atenderem à solicitação da coordenação e enviarem um dinheirinho para seus filhos comprarem o fondue dos colegas.
Houve, portanto, a união e a colaboração de todos os integrantes do Fundamental Anos Iniciais: alunos, professoras, coordenadora e pais.
A Fernanda Sona, uma das professoras do 1º ano, orgulhosa do desempenho dos alunos comentou:
“Eles se saíram muito bem. Para nós é gratificante ensinar as crianças a terem uma relação saudável com o dinheiro, que, obrigatoriamente, faz parte das nossas vidas. Queremos que eles aprendam a evitar compras compulsivas, a estabelecer prioridades, a poupar, enfim, a administrar o seu dinheiro no futuro.”