Alunos do 3º Médio participam de mais um PONU (Piaget na ONU)
Todos os anos, os alunos do Ensino Médio, divididos em grupos, participam de debates sobre problemas globais como se estivessem numa reunião da ONU.
No evento, chamado na nossa escola de PONU (Piaget na ONU), cada grupo atua como se fosse uma delegação de um país membro da ONU, com a responsabilidade de encontrar soluções para questões da atualidade, resolver conflitos e estabelecer negociações diplomáticas.
Geralmente, os temas escolhidos são aqueles abordados nas agendas oficiais dos fóruns internacionais.
Assuntos discutidos na PONU-2024
Desta vez, foram os alunos do 3º Médio que debateram dois temas de grande importância.
O primeiro deles foi a situação das mulheres nas sociedades atuais. Os alunos destacaram que, apesar do seu protagonismo e progressos em todas áreas, as mulheres ainda sofrem discriminação e violência. E consideraram a criação de leis mais assertivas como uma contribuição para a igualdade de gênero.
O outro tema discutido foi o uso da inteligência artificial (AI) na Educação. Houve prós e contras. Como argumento positivo, os grupos mencionaram que a AI pode ser uma ferramenta a mais em prol da capacitação de professores e alunos. Mas houve ressalvas, com a alegação de que o emprego da AI seria restrito às classes abastecidas, dificultando o acesso igualitário a oportunidades, e, portanto, agravando as desigualdades existentes no sistema educacional
Habilidades desenvolvidas
O professor Eduardo, de Geografia, que atuou como organizador e mediador dos debates, elogiou o desempenho dos alunos.
Sobre os benefícios pedagógicos da participação deles no PONU, o professor mencionou que tanto a preparação para o encontro quanto a apresentação oral das ideias exigiram pesquisa, reflexão, organização colaborativa dos componentes de cada equipe e empatia relacional.
“Esse tipo de debate ajuda os alunos a se tornarem cidadãos conscientes, críticos, agentes de mudança e aptos a colaborar para um mundo melhor.”, disse o professor.