Alunos montam encenações baseadas em obras literárias
As turmas do 1º ano do Ensino Médio, por sugestão e orientação da professora de Literatura, a Carol, apresentaram, no auditório da nossa escola, adaptações de duas obras literárias: Auto da Barca do Inferno (1527), um grande clássico da literatura portuguesa, do autor Gil Vicente; e Auto da Compadecida (1955), famosa obra da literatura brasileira, do autor Ariano Suassuna.
Habilidades envolvidas
A participação dos alunos numa peça teatral exige diversas competências intelectuais e socioemocionais. Para uma encenação, eles precisam redigir o roteiro; atuar; criar o cenário; escolher o som e os figurinos; organizar as equipes, entre outras ações protagonistas.
Por isso mesmo que a professora Carol ressalta que a montagem das duas peças foram exemplos de protagonismo discente.
“Eu dei assistência, mas os alunos fizeram todo o trabalho que uma peça exige. As escolhas e decisões sempre partiram deles.”, comentou a professora.
Análise das obras literárias
Os alunos leram as duas obras e realizaram discussões sobre as mensagens apresentadas. Perceberam que, mesmo com a diferença de 400 anos da autoria entre elas, muitos temas são comuns, já que ambas falam principalmente da corrupção, de poderes abusivos (econômicos e espirituais) de quem tem dinheiro e lugar de destaque na sociedade, e da grande diferença entre as classes sociais.
Eles também concluíram que muitos dos relatos correspondem à realidade dos dias de hoje.
Adaptação das duas obras
Para as peças, os alunos fizeram adaptações das obras originais: um grupo se encarregou do Auto da Barca do Inferno e o outro grupo, do Auto da Compadecida.
As tarefas foram divididas em subgrupos, de modo que todos os alunos participaram.
A equipe de redação da primeira obra, apresentou os personagens representativos da falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira e hipocrisia, além dos indispensáveis Anjo e Diabo.
Já os alunos-autores da segunda peça colocaram no roteiro situações que até hoje ocorrem no Brasil: desigualdade social, coronelismo, poder dos latifundiários, desemprego e seca.
Cenários com recursos modernos
Convém destacar o trabalho das equipes encarregadas do cenário, que fizeram uso de recursos visuais avançados. Com a projeção de ambientes específicos, incorporaram maior valor às cenas, auxiliando na atuação dos atores e no entendimento do público.
Os cenógrafos mostraram grande competência na utilização prática dos conhecimentos técnico-digitalizados aprendidos nas aulas de Tecnologia e Projetos.
Avaliação das peças
A professora Carol avaliou que as peças foram criativas e bem estruturadas, revelando dedicação, empenho e excelente trabalho em equipe.
Os demais alunos do Médio assistiram às peças. Alguns alunos do Fundamental Anos Finais também foram convidados. A reação deles foi prova de boa aceitação. Assistiram com interesse e atenção, e riram bastante. Disseram que acharam as duas peças engraçadas e gostaram de alguns personagens.
Parabéns, alunos do 1º Médio! Parabéns, professora Carol!