Participação com louvor em projeto científico do Instituto Butantan
O Colégio Piaget sempre estimula seus alunos a participarem de aulas especiais, competições, olimpíadas, cursos variados e demais atividades que lhes ofereçam vivências capazes de potencializar suas habilidades.
Seguindo essa diretriz, o Barbassa, professor de Biologia, promove projetos e organiza grupos de pesquisa. Ele acredita que a obtenção do conhecimento só se dá na forma participativa, em que se utilize a observação, o raciocínio lógico e o método científico.
Foi por isso que ele inscreveu a Bia Barudi, sua aluna do 3º Médio, no “Programa Cientista Mirim”.
O que é o “Programa Cientista Mirim”
O “Programa Cientista Mirim”, desenvolvido pela ESIB (Escola Superior do Instituto Butantan), ligada à Universidade de São Paulo, tem o objetivo de incentivar a ampliação dos conhecimentos e despertar nos alunos a vocação para uma carreira na área de Ciências.
Neste ano de 2024, na sua segunda edição, o programa ofereceu aos alunos do Ensino Médio um semestre de estudos e pesquisas com enfoque no assunto da escolha de cada participante.
Para fazer o curso, o candidato passa por uma seleção rigorosa. A nossa aluna Bia precisou apresentar seu histórico escolar, uma proposta de pesquisa e uma referência da nossa escola.
Dos quase 500 inscritos de muitos colégios, a Bia foi a única selecionada dentre os alunos do ABC.
A participação da Bia no programa
A Bia escolheu a área de Entomologia, um ramo da zoologia que estuda os insetos. Durante 6 meses, ela se dedicou a um trabalho de pesquisa, classificando esse animais e relacionando-os com os seres humanos, os outros organismos e o meio ambiente.
Nesse período, recebeu orientações dos doutores e pesquisadores da ESIB e compareceu ao Instituto Butantan por diversas vezes.
Muitas tarefas, mas com resultados recompensadores.
“Foi uma experiência de aprendizados e desafios. Gostei de participar de todas as fases, principalmente das atividades de laboratório. Tudo que aprendi agregou muito à minha vida. Agradeço ao Barbassa, ao Pedrão e à Erika. Foram eles que me ajudaram a participar do programa. Agradeço muito ao Piaget e ao Butantan pela oportunidade que tive.”, explicou a Bia, que, agora, tem certeza de que deseja prestar vestibular para Biologia.
Formatura dos Cientistas Mirins
Na Cidade Universitária, no dia 13 de dezembro, ocorreu a formatura dos estudantes que participaram do programa. Na bonita e emocionante cerimônia de entrega dos diplomas, os pais e os professores que os inscreveram estiveram presentes para prestigiar os vitoriosos estudantes.
“Que orgulho de ser professor da Bia! Quando a vi recebendo o certificado, senti que, como professor, posso influenciar um pouquinho para o surgimento de talentosos cientistas.”, disse o Barbassa.