A adaptação escolar é um período importante tanto para as crianças, quanto para os pais e professores. É uma fase de muito cuidado, pois é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade.
Cada criança passa por um processo individual. Enquanto algumas se acostumam rapidamente com o convívio entre colegas e adultos, outras choram para ganhar a atenção dos educadores ou por quererem os pais.
Essa adaptação acontece gradativamente, dia após dia os alunos vão ficando um tempo maior na escola e com isso assumindo a nova rotina e acostumando-se às separações diárias da família, principalmente em relação à ausência da mãe. Isso faz parte do crescimento social e emocional dos pequenos.
A hora da despedida
Muita cautela na despedida. Este é um passo decisivo para o processo, os pais precisam entender que é normal a criança chorar, por isso é fundamental que se despeçam com tranquilidade e muito carinho. Evite muito o colo, pois isso dificulta a separação, procure vir de mãos dadas e conversando sobre as coisas legais que vão encontrar dentro da escola.
Como faço para ajudar meu filho neste período?
Confira 6 dicas para ajudar os pais trazer segurança para seus filhos nesta fase:
- É normal a família se sentir insegura nesse começo, mas cuidado para não transmitir isso ao filho.
- Se com a mãe a adaptação estiver muito difícil, vale a pena tentar que o pai (ou vice-versa) assuma por um período
- Não fuja ou se esconda. É importante sempre comunicar à criança quando vai se afastar, até que consiga se despedir dela e só encontrá-la na saída
- Converse com o seu filho sobre o novo desafio. Se possível, visitem a escola juntos novamente, quantas vezes acharem necessário, antes do início das aulas
- No caso dos menores, vale levar para a escola algo de casa que transmita segurança.
- Já os maiores devem ser envolvidos na preparação para a vida escolar, como a compra do material e do uniforme, por exemplo.