Nos últimos anos, mudanças significativas ocorreram em relação às ferramentas disponíveis para dinamizar e tornar cada conhecimento mais significativo.
Maker é uma delas! Essa ferramenta visa resgatar o conceito “aprendendo a fazer” que, aplicado ao ambiente escolar, estimula a criação, a investigação e o uso de qualquer tipo de recurso.
Pensando neste conceito, alinhamos as aulas de História com os recursos Maker. Resgatamos os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao período Pré-Histórico e assistimos alguns episódios do desenho “Os Flintstones”, para que eles pudessem identificar objetos do passado e construir em de modo parecido.
O fato de se colocar no lugar dos seres humanos que construíam seus objetos e realizaram várias descobertas sem nenhuma tecnologia foi um grande desafio para os nossos alunos!
O próximo passo foi buscar as matérias-primas para a construção, e com isso, exploraram o nosso espaço de natureza em busca de folhas, galhos, pedras, sementes, terra…
Colocando a mão na massa!
Chegou, então, a hora de colocar a mão na massa. Isso mesmo! Eles construíram alguns objetos. Esse processo foi muito além da criação. Aceitar o desconhecido, o erro e trabalhar colaborativamente foi um grande crescimento.
Enquanto professor, precisamos nos permitir mudar um hábito enraizado em nós: o papel do professor que se apresenta à frente dos alunos e que instrui muito ao invés de deixar que os alunos aprendam pela experiência.
Todos somos capazes de criar. É uma satisfação quando conseguimos e nos sentimos felizes e realizados. É dessa maneira que queremos ver nossos alunos. Interessados e criativos para a realização de seus futuros projetos.
Confira AQUI as fotos desta atividade!!!