A nossa escola tem como meta oferecer uma “aprendizagem significativa”. Assim sendo, as atividades são organizadas para permitir que os alunos participem, interajam, reflitam e assimilem os novos conteúdos disciplinares de forma contextualizada e eficaz.
A montagem de uma maquete
A maquete faz parte dessa abordagem pedagógica significativa por ter característica interdisciplinar e exigir dos alunos várias habilidades, como: pôr em prática conteúdos pré-adquiridos, usar a criatividade, planejar, organizar, entre outras.
Geografia e Arte
Por isso, na disciplina de Geografia do 1º ano do Ensino Fundamental, quando o assunto era “Tipos de Moradia”, as professoras escolheram a estratégia ideal para aprofundamento dos conhecimentos: elas solicitaram aos alunos a confecção de uma maquete.
Anteriormente, nas aulas, eles haviam visto e comparado as moradias existentes. Também já tinham debatido e constatado que elas se diferenciavam conforme a época, costumes de um povo ou comunidade, clima do local e condições financeiras dos seus moradores.
Então, cada um pôde escolher um dos principais tipos de moradia — oca, iglu, moradia de pau a pique, palafita, casa ou prédio de alvenaria —, e realizar uma atividade de Geografia e Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo”, com a utilização de materiais recicláveis) para representá-la.
Participação da Famílias
Para a confecção da maquete, os alunos do 1º ano puderam pedir auxílio à família. Acreditamos que, com alunos das séries iniciais, atividades que incluam os familiares, além dos aprendizados, a experiência de criação em conjunto proporciona momentos de alegria e integração entre eles.
Exposição das Maquetes
A exposição ocorreu no auditório da nossa escola. Foi contagiante a alegria dos alunos ao apresentarem seus trabalhos aos colegas das outras turmas do Fundamental Anos Iniciais.
Com sabedoria eles explicavam a moradia escolhida e os materiais e técnicas usadas por eles e seus familiares.











