O Colégio Piaget deseja que seus alunos tenham um futuro promissor, tanto pessoal quanto profissional. Por isso, a nossa meta é prepará-los para serem capazes de pesquisar, analisar e concluir de maneira crítica; ter autonomia, protagonismo e criatividade; e atuar em equipe com participação colaborativa.
Com vistas a essas habilidades, chamadas “competências intelectuais e socioemocionais”, a participação em olimpíadas e concursos é de grande valia para os alunos.
Preparação e ampliação dos saberes
Um benefício importante advindo da participação em competições acadêmicas é a possibilidade de os alunos aplicarem seus saberes e adquirirem outros que vão além do conteúdo curricular, já que, motivados, realizam estudos mais aprofundados sobre os assuntos solicitados nos exames.
Inclusive, no Piaget, os professores ministram aulas extras preparatórias para os participantes de várias olimpíadas. O intuito não é só revisar os conteúdos mas também fortalecer a autoconfiança, o autocontrole, o foco e o pensamento organizacional.
Socialização e experiências novas
Outro benefício que as competições oferecem é a socialização entre alunos de diferentes escolas e realidades. Tais contatos e o compartilhamento de informações estimulam decisões com relação aos estudos. Ou seja, as experiências obtidas nessas atividades fora da escola podem solidificar uma aptidão, ou então fazer refletir sobre outras áreas de interesse. São, portanto, oportunidades que ampliam horizontes e despertam vocações.
Além disso, muitas olimpíadas e fóruns promovem debates sobre situações do cotidiano, conduzindo os participantes a expressar suas opiniões. Dessa maneira, os eventos são momentos de “troca”, em que todos os participantes saem vitoriosos, pois aprendem e ensinam. E, principalmente, se sentem inseridos, se relacionando com o mundo ao seu redor.
Competições acadêmicas e propostas pedagógicas da nossa escola
Os objetivos das competições estudantis são condizentes com as propostas da nossa escola, que tem a “resolução de problemas” como metodologia de ensino. Desenvolvemos atividades que, de maneira contextualizada, conduzem os alunos a fazerem uso dos conteúdos estudados na busca de solução para os problemas apresentados.
E os questionamentos e provas das Olimpíadas e Fóruns seguem a mesma diretriz das nossas aulas: exigem reflexão, postura argumentativa e questionadora, tomadas de decisão, enfrentamento de desafios e resolução de problemas, que são, na verdade, aprendizados essenciais para o desenvolvimento pessoal e adaptação em ambientes sociais e profissionais.
Escolha de competições intelectuais para os nossos alunos
Por todas as vantagens cognitivas, sociais e emocionais que as competições externas oferecem, desde o Fundamental Anos Iniciais, incentivamos a participação dos nossos alunos.
Sempre estamos buscando novos eventos agregadores de conhecimentos multidisciplinares para inscrever nossos alunos, respeitando a faixa etária e o nível de escolaridade de cada turma.
Eis alguns dos concursos e olimpíadas em que o Piaget marca presença:
- Desafio de Redação do Diário do Grande ABC;
- OL (Olimpíada de Literatura);
- OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica);
- OBAFOG (Olimpíada Brasileira de Foguetes);
- OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas);
- OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia); ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil);
- Fórum FAAP (Simulação de conferência da ONU).
Mais do que sermos premiados, valorizamos o interesse e o empenho dos alunos nas competições.
Mas, quando eles chegam com medalhas ou troféus, ficamos muito felizes e orgulhosos.
Parabéns, queridos alunos!!!