A área de Linguagens no Ensino Médio no Colégio Piaget, representada pelas professoras Carolina, Cristiane, Erika e Mônica, precisou se adaptar ao novo modelo de ensino. Antes da pandemia, as professores haviam iniciado um projeto interdisciplinar para cada ciclo com os seguintes temas:
- 1°ANO – Como o registro escrito preserva a memória do povo?
- 2°ANO – É possível combinar referências várias em uma obra de arte?
- 3°ANO – Como seria a semana de arte moderna do século XXI?
A princípio seriam trabalhos manuais, exposições, grupos, ou seja, tudo feito presencialmente. Mas, o resultado foi ótimo mesmo a distância.
-
Os alunos do primeiro refletiram sobre o filme Fahrenheit 451 e o controle da produção artística. Debateram sobre o acesso aos livros desde a época do Trovadorismo e como a língua escrita se tornou mais acessível ao longo do tempo, além de muitos outros temas relacionados nas diversas disciplinas, Depois, criaram podcasts em que debatiam filmes indicados pelas professoras.
-
Os alunos do segundo refletiram sobre Beethoven e literatura romântica. Interpretaram o poema de Schiller (Ode à alegria) que faz parte do quarto movimento da nona sinfonia (escutaram a música) e é base para o hino da União Europeia. Analisaram textos multissemióticos e discutiram o conceito a partir de diversas influências de artistas hispânicos. Assim, tiveram embasamento para criarem vídeos em que mais de uma arte seja combinada. O jovem estava livre para escolher o que mais que agradava (música com desenhos; dança e escultura; interpretação de alguma cena e leitura…..)
-
O terceiro, em um primeiro momento, pesquisaram sobre os artistas vanguardistas em língua espanhola, inglesa ou portuguesa. Estudaram a Semana de Arte Moderna de 22, os artistas brasileiros e as vanguardas europeias. Então, cada aluno escolheu um artista atual que pode ser considerado de vanguarda e criou um vídeo apresentando-o de forma original e criativa.
Confira um desses trabalhos:
E em nosso CANAL DO YOUTUBE (clique aqui) você assiste outros vídeos deste projeto surpreendente!