Já na sua 19ª edição, o Desafio de Redação do Diário do Grande ABC é um concurso que tem como meta incentivar a leitura e a escrita, além de aprimorar a capacidade argumentativa e criativa dos estudantes e da comunidade.
Anualmente, alunos, professores e moradores das sete cidades da região do Grande ABC são convidados a redigir sobre temas de relevância para a sociedade.
E, tendo em vista estimular a participação, o concurso oferece vários prêmios conforme a categoria dos inscritos. No total, são 6 categorias, e a nossa escola está participando de 4 delas.
O Piaget valoriza a participação dos seus alunos em concursos
Prezamos a participação dos nossos alunos em concursos e competições pelos benefícios educacionais que eles agregam.
Eventos desse tipo promovem aprofundamento do aprendizado, interesse por novos conhecimentos e desenvolvimento do pensamento crítico e analítico. Também favorecem habilidades emocionais, como enfrentamento de desafios, motivação para resolução de problemas e autoconfiança.
Participação no “Desafio de Redação”
Especificamente, encorajamos que os nossos alunos do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio participem do “Desafio de Redação do Grande ABC” devido a esse processo seletivo corresponder às propostas da nossa escola, que se preocupa em despertar o prazer da leitura e estimular a formação de opinião por meio da escrita.
O concurso deste ano e o nosso “Programa Líder em Mim”
Em 2025, houve aumento das inscrições. São 384 instituições de ensino, entre públicas e privadas, que estão participando.
E, como sempre, a redação solicitada foi sobre assunto interessante. Com o tema “Carta para o meu eu do futuro: onde me vejo daqui a 10 anos”, a redação propõe uma autorreflexão e a sugestão de que os jovens sejam os protagonistas da própria vida e planejem o seu futuro.
Questões como “o que desejo para mim”, “como agir agora para formar o meu futuro”, “posso assumir o controle e a responsabilidade pela minha vida, em vez de ser um espectador passivo” foram bastante debatidas na disciplina de Socioemocional da nossa escola. Ou seja, neste ano, trabalhou-se a ideia de protagonismo por meio do “Programa Líder em Mim”, constituído de 7 hábitos adequados para se chegar aos objetivos e realizações desejadas. As estratégias desenvolvidas objetivaram ajudar os alunos a se autoconhecerem, autovalorizarem, encontrarem os seus ideais e terem foco na construção do seu caminho, determinando, assim, a própria realidade deles do presente e do futuro.
Portanto, o tema não foi novidade para os nossos alunos. Acreditamos que esse exercício de “pensar no próprio futuro”, muitas vezes executado nas aulas, tenha auxiliado os nossos alunos na elaboração da redação.
Novidade do Concurso: cápsula do tempo
Como o tema da redação é uma carta ao próprio participante projetando o seu futuro, o concurso traz um diferencial neste ano: as cartas vencedoras serão guardadas em uma cápsula do tempo, que será aberta em uma cerimônia simbólica daqui a 10 anos, reunindo os premiados.
A cápsula foi criada por alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), tem formato inspirado no mapa do Grande ABC e é composto por 54 caixas de acrílico. Em cada uma delas, será guardada uma carta vencedora, formando um mosaico que, além de funcionar como um objeto de memória, também atuará como elemento decorativo.
Resultados e utilização da cápsula
No dia 26 de novembro, os vitoriosos ganharão prêmios e conhecerão a cápsula.
Então, durante essa cerimônia de premiação, as cartas vencedoras das 6 categorias serão colocadas na cápsula e lá ficarão por 10 anos. No futuro, precisamente em novembro de 2035, os autores dessas cartas se reunirão para relê-las. Será que os desejos se concretizarão?
Por ora, estamos no aguardo dos resultados e torcendo pelos nossos alunos.
Desejamos boa sorte e agradecemos a participação de todos eles no concurso.
