No dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween, uma festa muito antiga e popular, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Com o tempo, difundiu-se para quase todos os países do mundo onde se fala ou se estuda a língua inglesa.
Os historiadores mencionam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
A festa, estendendo-se para outros países, foi mudando sua forma até ser do jeito atual: uma brincadeira que crianças e adultos adoram!
É pura fantasia. As pessoas se vestem com roupas de monstros e fantasmas, pedem e distribuem guloseimas, cortam abóboras para iluminá-las, usam como enfeites morcegos e aranhas… Enfim, uma festa de sustos e alegrias!!!
E no Piaget como foi?
Na nossa escola, sempre esta data foi comemorada. Não necessariamente no próprio dia, mas em data próxima à da aula de Inglês. Os alunos, fantasiados ou com algum acessório relacionado ao evento, participavam da brincadeira típica chamada “trick or treat?”, ou seja, “travessura ou gostosura?”. Eles iam percorrendo os vários ambientes escolar recebendo guloseimas e, em caso negativo, pediam à pessoa um castigo inocente, como: cantar, pular com um pé só… Mas isso os fazia dar muitas risadas.
Neste ano, em aulas virtuais, enganou-se quem pensou que a festa não fosse acontecer. Aconteceu sim e com maior animação! Sempre seguindo as lives de Inglês para cada turma, a comemoração ocorreu em dias diferentes: 28, 29 e 30 de outubro e 3 de novembro.
Tudo programado, as crianças da Educação Infantil e Fundamental I, na grande maioria, já esperavam para entrar na live usando fantasias ou, incentivados pela “Cultura Maker” (proposta do “faça você mesmo”), estavam vestidos de modo improvisado, com materiais que tinham em casa. De modo criativo, utilizaram retalhos, tintas, recortaram roupas velhas, enfim, sozinhos, no caso dos maiores, ou com ajuda da família, realizaram a customização.
O combinado foi que tivessem a seu lado doces e balas, um rolo de papel higiênico e um teddy bear ou uma doll (ursinho de pelúcia ou boneca). E, então, a surpresa divertida: tiveram de enfaixar o boneco com o papel higiênico para que virasse uma múmia.
E não faltaram brincadeiras: as professoras dos alunos maiores, os do Fundamental I, prepararam competições, jogos, perguntas e respostas (quiz), de modo que quem acertasse ia acumulando pontos.
Até mesmo a famosa brincadeira “trick or treat?” foi realizada. Só que de modo diferente. O aluno escolhia um número. Se o número correspondesse a “trick”, precisava fazer uma imitação pedida pela professora; se correspondesse a “treat”, podia comer um dos seus próprios doces.
As orientações, os games, as brincadeiras, tudo da festa ocorreu com a fala em inglês. Foi, portanto, um Halloween de muito aprendizado.