No ENEM e em todos os Vestibulares, o candidato se depara com questões de interpretação de texto.
Ler e entender o que se lê é essencial. E, nas provas, aparecem variados gêneros textuais, exigindo habilidades de interpretação e muito treino.
A professora Erika, que leciona Português para o Ensino Médio, sabe que textos que usam imagens, com ou sem palavras, como charge, cartum, tirinha e caricatura, sempre caem nas provas dos vestibulares e requerem uma leitura especial. Os alunos precisam ter atenção aos mínimos detalhes do desenho, associá-lo à escrita (se houver) e ainda fazer ligações com assuntos relevantes do nosso país ou até de outros países.
E foram alguns desses ensinamentos que a professora discutiu com alunos do 1º Médio nesta live: que há uma estrutura típica de cada um desses textos; que o autor deseja passar uma ideia geralmente crítica; e que o humor, piada ou exagero na configuração física do personagem apresentado tem sempre um significado oculto a ser desvendado.
A professora ainda enfatizou a necessidade de os alunos lerem jornais ou artigos jornalísticos pela internet, pois precisam estar “antenados” com o que está acontecendo no mundo. Esses pequenos textos, aparentemente apenas engraçados, não são de entendimento simples. Só conseguem interpretá-los aqueles que prestarem muita atenção e tiverem uma visão geral dos fatos da realidade.
E como atingir esse estágio de compreensão? A professora Erika dá a receita: lendo e treinando desde o 1º ano.