No dia 26 de novembro é comemorado o “Thanksgiving Day”, que significa “Dia de Ação de Graças”.
Festa tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, ela se estendeu, depois, a outras nações.
O “Thanksgiving Day”, a princípio, acontecia na época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola. Atualmente, é um feriado importante em alguns países, sendo que, nesse dia, as famílias se reúnem em comemoração, manifestando agradecimento por tudo de bom que lhes aconteceu durante o ano.
AGRADECER é uma virtude que também se aprende! E os alunos do Fundamental I passaram a última semana de novembro APRENDENDO A AGRADECER.
Embora centralizada nas lives de Inglês, todas as outras disciplinas colaboraram com atividades diversas, que tiveram como objetivo levar os alunos a refletirem sobre o que existe em suas vidas para agradecer e festejar essa oportunidade de agradecimento.
Cada criança percebeu que tem muito para agradecer. Levamos, também, a proposta às famílias, que não só participaram dos agradecimentos como auxiliaram as crianças na elaboração de algumas tarefas.
Foi uma semana de saberes compartilhados e experiências em família.
GAMES E HISTÓRIA DO THANKSGIVING DAY
As teachers de Inglês selecionaram jogos com temas relacionados ao “Thanksgiving Day”. Também explicaram a origem do evento e os seus significados.
CONSTRUÇÃO DE PERU COM MATERIAL RECICLÁVEL
A partir do conceito “faça você mesmo” (da Cultura Maker), as professoras orientaram seus alunos a montarem um peru, um dos símbolos do “Thanksgiving Day”, sempre presente na ceia das famílias nessa data. Algumas turmas usaram rolinho de papel higiênico cortado ao meio e folhas de sobras de papel para serem as asas, e nelas escreveram os seus agradecimentos. Outras turmas pintaram o rolinho de papel higiênico inteiro e dentro dele colocaram bilhetinhos de agradecimento. Nessa opção, as asas do peru puderam ser feitas de folhas descartadas da natureza.
Os alunos mencionaram ser gratos pela saúde, família, amizades… e até pelas professoras e pela escola.
COOKIES E BOLACHINHAS DO AMOR
Outro prato típico dessa festa de agradecimentos são os cookies. Nas aulas on-line, junto com as professoras, eles puseram a “mão na massa”, misturando aveia e banana e cobrindo, depois, com chocolate ou outro confeito. Algumas turmas optaram por fazer bolachinhas de vários formatos com o uso de forminhas.
Muita união e agradecimentos foram as propostas dessa “culinária do amor” da qual as famílias também participaram e ajudaram as crianças, principalmente na hora do uso do forno.
POTE DE GRATIDÃO E BILHETINHOS ESPALHADOS PELA CASA
As professoras também pediram que os alunos decorassem um pote de vidro, latinha ou uma caixinha, e dentro fossem colocando papeizinhos sempre que lembrassem de alguma coisa para agradecer. Todos da família foram convidados a participar e, na sexta-feira, juntos, iam ler os agradecimentos.
Outra proposta foi eles fazerem bilhetinhos que completassem a frase: Sou grato(a) por… para espalharem pela casa toda. Houve alunos que colocaram bilhetinhos também no seu animalzinho, na parte de cima do computador e até no elevador do prédio.
CEIA VIRTUAL DE PETISCOS NO PALITO
Na sexta-feira, para encerrar a semana de agradecimentos, as professoras organizaram com os alunos uma ceia especial, sem peru, mas com petiscos no palito. Os alunos deixaram separados os ingredientes e, na hora, realizaram a montagem com a orientação das professoras. Estas prepararam um cenário bem caprichado para uma ceia em suas casas e, no final da live, com sucos de frutas, brindaram o feliz encontro, mesmo que virtual. Durante o brinde, cada uma delas fez um agradecimento.