A LUPA foi a primeira invenção de aumento da visão. Foi precursora de todos os instrumentos de observação de grande alcance da Ciência Moderna.
Criada no ano de 1250, a LUPA é um instrumento com capacidade de ampliar o tamanho de imagens, permitindo a visualização de pequenos detalhes. Também chamada de “lente de aumento”, a lupa foi os primeiros óculos, pois era usada pelas pessoas que tinham dificuldades para enxergar.
Também a lupa é considerada como um microscópio simples, que começou a auxiliar a Ciência na observação ampliada de seus objetos de pesquisa.
Mais tarde, a evolução dessa invenção deu origem a avançados instrumentos de visualização, como luneta astronômica, projetores, máquina fotográfica, microscópio de alto alcance, telescópio, entre outros.
Estudando o tema do material didático “Instrumentos de observação dos astros”, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, orientados pela equipe de professoras de Ciências e Maker (projeto do “faça você mesmo”, em que se constroem objetos significativos ao assunto estudado em aula), criaram uma “lupa caseira”.
Em suas lives, as professoras Silvana, Karina, Flávia e Bruna, auxiliaram os alunos a usarem materiais bem simples, como garrafa PET, cola de secagem rápida e água, para a construção das lupas.
Depois, eles experimentarem por eles mesmos o efeito da “mãe” dos instrumentos sofisticados da óptica e da astronomia que existem hoje.