Os avanços científicos revelam que o cérebro é todo dividido em facções. Há partes específicas, como a da linguística, da lógico-matemática, da habilidade musical, das noções espaciais, e muitas outras áreas responsáveis pelas chamadas inteligências múltiplas.
Quando estimulado corretamente, o cérebro começa a aprender desde quando a criança é ainda bebê. E mais do que isso: os aprendizados da criança pequena são primordiais. Os demais, adquiridos durante toda a vida, são decorrentes dos iniciais, ou seja, o cérebro “APRENDE A APRENDER” nos primeiros anos de vida.
Além disso, os neurocientistas descobriram que o cérebro aprende em 80% COM A PRÁTICA. Portanto, a criança pequena precisa receber constantes estímulos, numa espécie de treino, de ritmo, de repetição.
Por isso o Colégio Piaget prioriza na Educação Infantil os PROJETOS INTERDISCIPLINARES. Se o cérebro da criança precisa de repetição ou prática, não significa falarmos ou fazermos a mesma coisa todos os dias. Num PROJETO INTERDISCIPLINAR, seleciona-se um tema para estudo e todas as disciplinas abordam, com atividades diferentes, atrativas e interativas, o mesmo assunto. Participam do projeto também as disciplinas de Inglês, Arte, Música, Educação Física e até Culinária.
Como o Piaget faz a prática por meio dos PROJETOS INTERDISCIPLINARES?
Com muita criatividade dos professores e planejamento em conjunto.
Um exemplo: em um PROJETO INTERDISCIPLINAR, que se desenvolveu em uma semana, com o tema “Preservação da Natureza”, as crianças da Educação Infantil ouviram a leitura da professora de um livrinho infantil sobre o assunto, participaram de roda de conversa, desenharam o que entenderam da história e, numa proposta de reflorestamento, plantaram sementes e mudas de plantas.
Depois, nas aulas de Educação Física, caminharam pelos ambientes de natureza da escola e pegaram folhas caídas no chão. Com essas folhas, elaboraram trabalhos na aula de Arte, assim como fizeram pinturas de flores e paisagens. Já as palavras em estudo nas turmas em início de escrita foram relativas ao meio ambiente. Também não faltaram músicas: as crianças cantaram em inglês e português canções de valorização e conservação das nossas florestas.
E, no Período Integral da nossa escola, elas ajudaram a fazer bolo com cascas de frutas, incentivando a atitude ecológica de reaproveitamento.
Em suma, incorporar os ensinamentos progressistas da Ciência à metodologia da Educação Infantil só traz benefícios para o aprendizado das nossas queridas crianças. |