O nosso Integral sempre foi uma solução benéfica para nossos alunos, ajudando-os nas lições de casa e trabalhos que eles precisam realizar, além de oferecer a eles projetos e brincadeiras ao longo do dia para passarem momentos agradáveis e construtivos no colégio.
Depois, mesmo com a situação de isolamento social, o Colégio Piaget verificou a possibilidade de criar um novo serviço extracurricular: o período integral on-line, que se desenvolveu com muito sucesso no ano passado.
Agora, em 2021, retornaremos com o período integral a partir de março e com algumas novidades!
Como é o período integral do Fundamental I?
Sempre no contraturno do Período Pedagógico, o Integral estabelece uma rotina de estudo, com horário fixo para a lição de casa e revisão do conteúdo. Mas é mais do que isso: no Integral há uma aula de Inglês diária (5 a mais por semana), projeto de leitura e escrita, um tempinho para “meditação” (novidade para este ano de 2021) e, como não poderia faltar, uma brincadeira livre no gramado, que os alunos simplesmente adoram!
O projeto mais importante
Como enfatiza a Coordenadora Daniela:
“O que centraliza o nosso processo de ensino é a LEITURA, pois ela é que faz pensar e desenvolve a capacidade de interpretação da realidade.”.
Para tanto, teremos o Projeto Literário do Período Integral.
No período pedagógico, os alunos já desenvolvem atividades deste tipo. No integral, serão mais oportunidades de ler e adquirir o gosto pela leitura.
E como será este projeto?
Será trabalhado um livro por mês. De março a novembro deste ano, serão 8 livros, selecionados pela riqueza de sua temática, possibilitando a reflexão sobre os relacionamentos no cotidiano, o meio ambiente, valores e virtudes, entre outros assuntos relevantes para a formação intelectual, social e emocional dos alunos.
Além da leitura que eles mesmo fazem ou da leitura da professora (no caso do 1º ano), constará na programação para cada livro várias atividades, como debate, desenho, pintura, colagem, dobradura, dramatização, dinâmica, cartaz digital, customização e oficina da “Cultura Maker” para a criação de bonecos/personagens, ambientes da história ou algo do enredo que tenha chamado a atenção.
Os 8 livros escolhidos são do mesmo autor: Jonas Ribeiro, importante escritor de literatura infanto-juvenil que diz sobre si mesmo:
“Vivo inventando um jeito de aproximar as pessoas dos livros. Visitei um bocado de escolas e escrevi uma pilha de livros.”.
Apaixonado por crianças e adolescentes, Jonas Ribeiro entende o universo de seus leitores e tem o propósito de incentivá-los a ler cada vez mais. Difícil foi a tarefa das professoras do integral de escolherem alguns dos seus 100 livros, todos muito interessantes.
Com certeza, as atividades desse projeto de literatura encantarão os alunos do integral!
Ah, e existe a possibilidade de o autor vir à nossa escola para conversar com eles. Já pensou que legal?!
Os livros escolhidos
1- Dez Motivos para Amar os Livros (A obra procura despertar na criança o interesse pela leitura, mostrando que o livro é o amigo de todas as horas.)
2- Banho de Cores (De forma lúdica, o enredo possibilita que as crianças aprendam a lidar com seus sentimentos negativos.)
3- Desenho de Infância (O livro tem como tema a desigualdade social. Menciona os desejos de um menino de rua, e enfatiza a necessidade da virtude da solidariedade no cotidiano.)
4- E Algo Aconteceu Naquele Dia (Em apenas um dia, várias pessoas e situações vão se cruzar para nos mostrar a importância de um ato de honestidade, uma palavra amiga, um cuidado especial, uma atitude generosa, um voto de confiança…)
5- Palavra de Filho (O tema é sobre algumas dificuldades no relacionamento familiar. Apresenta sugestão para elas serem modificadas e a união se intensificar.)
6- A Família Mais Rica do Mundo (Trata de valores essenciais para a felicidade. Mostra que a união familiar e os bons relacionamentos valem muito mais do que o dinheiro.)
7- Os Amigos do Meu Amigo (A obra leva a criança a refletir sobre amizade e a auxilia a trabalhar situações emocionais de ciúme, inveja, possessividade.)
8- Poesias para a Paz (Sabendo que criança gosta muito de poesia, o livro, em forma de versos, fala de respeito, solidariedade, aceitação do outro e, portanto, de Paz entre as criaturas.)
Os alunos gostam muito do integral e das professoras
O integral só terá início em março, mas os alunos, num momento vago e por saberem que sempre há uma relação de livros para estudo e atividades lúdico-pedagógicas, procuraram as professoras do Integral já querendo dar uma olhadinha nos livros escolhidos para este ano.
Pedido aceito, mas só para uma olhadinha rápida!
O inglês
Mencionamos que o integral oferece 5 aulas de Inglês por semana, o que ajuda demais no aprendizado do idioma. E o mais importante é que o Inglês se integra ao “PROJETO LITERÁRIO”. Ou seja, a cada livro trabalhado, a teacher faz suas aulas em conjunto com a professora da turma: comenta sobre os personagens e sobre o enredo, desenvolve jogos e dinâmicas, trabalha um vocabulário específico relacionado à história, participa da oficina de “Cultura Maker”… mas falando tudo em inglês, é claro.
Com certeza, essa interdisciplinaridade torna tudo ainda mais interessante!