Os alunos do Nível II da Educação Infantil estão aprendendo sobre saúde e o que é necessário para mantermos o nosso organismo saudável. E as professoras enfatizaram a relação que existe entre SAÚDE e ALIMENTAÇÃO.
Falaram sobre os alimentos que devem ser ingeridos com frequência e em maior quantidade (os chamados “bons alimentos”, como frutas e legumes) e os que só podem ser ingeridos de vez em quando ou até serem evitados (como doces e alimentos embutidos e gordurosos).
Elas deram a dica da montagem do “prato colorido” nas refeições, contendo alimentos variados, como garantia de se estar realmente fazendo escolhas corretas.
Como recurso didático, a criação da pirâmide alimentar é fundamental, pois os alunos podem visualizar e ter o aprendizado de forma concreta.
A professora Denise mencionou: “Todas as vezes que falamos em alimentação saudável formamos uma pirâmide alimentar numa mesa com alimentos que, conforme solicitamos, eles mesmos trazem de casa. Desta vez, essa prática ficou impossível”.
Mas as professoras, sempre criativas, resolveram facilmente a questão. Os próprios alunos montaram os alimentos com massinha de modelar e recortes de revistas.
Assim, o tema uniu a disciplina de Ciências com Maker (projeto pedagógico do “faça você mesmo”).
Só não houve a “gostosa” hora da degustação… Mas o objetivo foi atingido e os alunos adoraram criar os “alimentos”.