No “Dia Nacional do Combate ao Bullying”, 6 de abril, precisamos ressaltar que o bullying é uma agressão de consequências psicológicas graves e deve ser evitado.
Consideramos bullying ações constantes de desprezo, de ofensa, de fazer uma pessoa se sentir diferente ou inferior. Até apelidos de mau gosto caracterizam-se como uma forma de bullying.
É, portanto, fundamental reconhecermos a sua ocorrência na escola para educar o agressor e, principalmente, defender a vítima.
Falamos em educar quem pratica o bullying porque, no Piaget, acreditamos que é possível, com um trabalho constante, fazer com que as nossas crianças e adolescentes entendam os valores fundamentais de cidadania e acatem ações de respeito a todas as pessoas.
São várias as atividades de FORMAÇÃO ÉTICA que realizamos com os nossos alunos. Todas elas têm como objetivos a convivência pacífica e a não ocorrência de bullying.
PROJETOS SOCIOEMOCIONAIS
Já há alguns anos a nossa escola colocou na grade curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental aulas de Orientação Socioemocional, baseadas na parceria com o “Programa Soul Socioemocional”, mais conhecido como “Compasso Emocional”.
Essas aulas são jogos e dinâmicas para o desenvolvimento de atitudes que favoreçam tanto o aprendizado escolar (escutar atentamente, silenciar nos momentos necessários, obedecer aos comandos, focar a atenção e concentração) quanto o relacionamento social saudável (ouvir o outro e entender suas dificuldades, respeitar o outro com suas diferenças e individualidade).
Os professores testemunham que essas aulas interativas e com características lúdicas, trazem um aprendizado aos alunos de observação das próprias ações e também a observação e entendimento do outro. E esses “exercícios” resultam em relacionamentos com mais harmonia e respeito.
CONVENCIMENTO DO BENEFÍCIO DE SE CONVERSAR COM OS PAIS OU UM ADULTO DA EQUIPE EDUCACIONAL
Quem sofre bullying não pode se sentir sozinho. Precisa confiar em alguém para contar e denunciar. Só assim pode ser barrada a ação nociva.
Por isso, na nossa escola, há o SOE (Serviço e Orientação Educacional), um departamento que atende os alunos, ouve seus problemas, aconselha, orienta nos estudos e nas suas dificuldades emocionais e de relacionamento no ambiente escolar e fora dele.
As Orientadoras Educacionais, Varluce e Cíntia Negrini, passam com frequência nas salas de aula para conversar com os alunos e enfatizar que “havendo algum problema, devem procurar o SOE para uma conversa”.
As duas profissionais têm ciência de que esse trabalho socioemocional, que também auxilia no combate ao bullying, depende muito da participação das famílias. Por isso, organizam, durante todo o ano letivo, palestras, workshops e oficinas para pais e alunos, sempre com a temática central: “União com o outro e valorização da vida”.
Nesta época de distanciamento, elas promoveram encontros on-line.
E, para as palestras, sempre convidam psicólogos, educadores, pessoas que dão depoimentos sobre a superação de dificuldades. Os assuntos desses encontros “socioemocionais” informam, conscientizam e estimulam a reflexão e o diálogo entre pais e filhos.
REALIZAÇÃO DE TRABALHOS E RODAS DE CONVERSA SOBRE VIRTUDES
O Colégio Piaget possui uma metodologia humanista, com base em três pilares: intelectual, social e emocional.
Assim, coordenadores e professores desenvolvem atividades especialmente voltadas para o desenvolvimento sadio dos alunos, visando à valorização do próprio “eu”, mas em igual proporção à valorização do “outro”.
Na verdade, são atividades sobre as “Virtudes”. Já houve um Projeto Pedagógico Anual baseado nesse tema, assim como um Evento Cultural.
O tema das “Virtudes” ou “Valores Éticos” é sempre lembrado e relembrado, pois nunca é demais incentivar atitudes positivas. Em 2020, a primeira semana de aula para as crianças foi planejada para um verdadeiro entrosamento. Com o tema “Liga da Amizade”, as programações do início do ano se deram em forma de dinâmicas, gincanas e desafios que necessitavam de ajuda mútua e trabalho em equipe.
Também, em rodas de conversa, os alunos discutiram as atitudes necessárias para um bom relacionamento e amizade: união, cooperação, tolerância, respeito e amor.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES DE LEITURA
Com muita frequência, as professoras da Educação Infantil e do Fundamental I, para projetos de leitura, escolhem livros que mencionem o problema de bullying ou discriminação. Os alunos discutem as mensagens, desenham cenas do livro, participam de oficinas para a criação dos personagens.
Assim, o sentimento de solidariedade e respeito vão se solidificando na personalidade das crianças.
CONVERSAS NO ENSINO MÉDIO – PROJETO DE VIDA
O “Projeto de Vida” é um encontro semanal de bate-papo, que vai além da exposição pelos alunos do Ensino Médio dos problemas com a escola, aulas ou disciplinas curriculares. As conversas, mediadas pela professora Carol (de Literatura) e o professor Rafael (de Geografia), levam espontaneamente os alunos a falarem de suas vidas pessoais, de suas inseguranças, medos e também de seus desejos e esperanças.
Todos se ajudam nesse encontro, que tem como objetivo o autoconhecimento, a conscientização de que “não estamos sozinhos”, a verificação de que nossos problemas são semelhantes aos dos outros e podemos sim nos ajudar e estabelecer metas positivas para o futuro.
São desabafos, troca de aconselhamentos, dinâmicas, enfim, exercícios de reflexão e oportunidades de cada um se expressar diante do grupo.
E é lógico que o grupo fica mais unido e se estabelece uma situação natural anti-bullying.