A maioria das atividades do Fundamental I partem da leitura de um livro. É mais uma atitude consequente da preocupação da escola de fazer os alunos estarem sempre em contato com livros.
Desta vez, os alunos do 4º ano, nas aulas da professora Neide da disciplina Socioemocional (que tem como principais objetivos o autoconhecimento, o equilíbrio emocional, como também o conhecimento e o respeito do outro), leram o livro “GAVETAS”, de Jonas Ribeiro.
A obra menciona que, além das gavetas materiais, existem as gavetas para sentimentos. Algumas destas, que guardam coisas que nos magoam, ficam fechadas para evitar que lembremos, e não mostramos seu conteúdo a ninguém. Mas temos gavetas também de momentos bons, de alegrias, de sonhos…E, às vezes, compartilhamos seu conteúdo com outras pessoas.
O livro enfatiza que, se observarmos nossas gavetas com atenção, vamos concluir que temos mais coisas boas guardadas do que coisas ruins, e, conseguindo jogar fora o que não nos agrada de algumas gavetas, seremos mais felizes.
Então, a proposta da professora Neide foi que eles pegassem uma caixa usada e a transformassem, customizassem, colocando enfeites, desenhos… deixando-a bem bonita. Nela, eles deverão guardar pequenos objetos, papéis escritos, tudo o que representar para eles sentimentos, emoções, lembranças boas ou ruins que surgirem até agosto, quando retornarmos das férias de julho.
Na data combinada, os alunos poderão abrir a “gaveta-caixinha” da história deles, com segredos e sentimentos, mas só se quiserem!
A professora Neide esclarece: “O importante é que eles reflitam sobre suas emoções. O conhecimento do próprio eu auxilia no enfrentamento e resolução de problemas.”.
Vejam as fotos das“gavetas-caixinhas” que eles montaram: