Ao longo do ano, incentivamos nossas crianças a terem bons hábitos alimentares. Já falamos bastante sobre a importância da Alimentação Saudável, trabalhamos a Pirâmide Alimentar e a necessidade de termos uma variedade de alimentos no prato. Ressaltamos, ainda, a escolha correta de alimentação de acordo com as necessidades físicas.
Com isso, as crianças compreenderam a importância da alimentação saudável em pratos coloridos no dia a dia. E até reforçamos esse aprendizado numa brincadeira, produzindo alimentos com massinha de modelar.
Esse trabalho transcorreu até a Páscoa, quando sugerimos que as crianças fizessem novas escolhas, entendendo que a Páscoa também pode ser saudável. De maneira lúdica, sugerimos a confecção de coelhos com ovos cozidos, cenoura ralada, fazendo o ninho ou até um matinho com uma saladinha. Assim a “brincadeira” se transformou numa deliciosa refeição.
E, para completar, fizemos uma sobremesa de leite em pó. Confeccionamos ovinhos de chocolate recheados com frutas, estimulando a coordenação motora de cada um. Foi um momento de aprendizado divertido e saudável, trazendo muita alegria e gostosura a todos!
Desejamos que as famílias entrem nessa ciranda de uma alimentação mais saudável e que tenham bons resultados na saúde e na vida!
Todas as propostas para este ano serão com base nas dicas da Dra. Natália Moretti, renomada Nutricionista.
Confiram as dicas da nutricionista
“A alimentação das crianças na fase pré-escolar deve ser composta por refeições coloridas, com texturas e sabores diferentes. Todos os grupos alimentares devem estar presentes e distribuídos ao longo do dia, nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e nas refeições intermediárias (lanche da manhã e da tarde).
São crianças que estão em uma fase de transição, saíram da fase de total dependência (fase de lactente) e estão prestes a iniciar uma fase de maior independência (fase escolar e adolescência), portanto elas estão desenvolvendo a autonomia, ou seja, o que antes era determinado pelos pais, agora há muito mais a expressão das vontades próprias.
Além do desenvolvimento da autonomia, também vemos que as crianças dessa idade tendem a ser prestativas e colaborativas, portanto é interessante chamá-las para participarem dos processos que envolvam a alimentação – em geral, elas gostam de ajudar, se sentem úteis e importantes, e é um excelente jeito de fazê-las vivenciar e experimentar uma alimentação saudável.
Podemos envolver as crianças nos processos relacionados à alimentação de diferentes maneiras, como: ajudar a lavar as frutas, verduras e legumes; guardar os alimentos; separar os alimentos para uma receita; descascar ovos cozidos; picar frutas para uma salada de frutas;, ajudar a colocar e tirar a mesa; servir o próprio prato ou ainda misturar os ingredientes para uma receita. Sempre com a supervisão de um adulto e de acordo com a capacidade da criança.
Aproveitar essa fase de descobertas para proporcionar essa interação com os alimentos promove bons hábitos alimentares e uma relação mais saudável com a comida nas fases adiante e na vida adulta”.
Dra.Nathalia Moretti Fontanezi Costa – Nutricionista – Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP