A coordenação motora é estimulada desde o nosso nascimento, sendo desenvolvida durante toda a evolução.
Na primeira infância, os bebês, já com instintos e com movimentos espontâneos, demonstram capacidades de coordenação motora. Ela pode ser definida como uma habilidade necessária para o uso e controle dos músculos.
Na fase da Educação Infantil, a coordenação motora dos pequenos é colocada à prova o tempo todo, com estímulos necessários para as diferentes idades.
E, para o seu progresso e eficácia, devemos começar o trabalho com a coordenação global, iniciando-a com incentivos que ajudem no desenvolvimento das habilidades corporais.
Assim, é preciso ajudar os pequenos a entenderem e conhecerem melhor seus corpos, pois a consciência corporal precisa ser bem trabalhada em todas as idades e fases de uma criança. Ela precisa ter domínio do próprio corpo para controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral, portanto, é essencial para que possa andar, rastejar, pular e fazer outros exercícios.
Mas a coordenação motora fina também precisa se desenvolver, e isso ocorre progressivamente se a criança for estimulada adequadamente.
Durante as aulas da turma do Nível l, sempre realizamos exercícios tanto dos grandes quanto dos pequenos músculos, procurando já treinar bastante a coordenação motora fina.
Dicas para incentivar e estimular a coordenação motora fina:
- Massinha de modelar;
- Pintura com os dedos;
- Brincar com água;
- Separar grãos;
- Cotonetes e potes;
- Pregadores e fitas;
- Colagens;
- Rasgar papéis.
RECEITA CASEIRA DE MASSINHA DE MODELAR
- 4 xícaras de farinha de trigo;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 1 ¹/² xícara de água;
- 1 xícara de sal;
- corante alimentício ou uma caixinha de suco de qualquer sabor.
Modo de Preparo
Em um recipiente, misture a farinha e o sal e coloque água aos poucos.
O óleo também deve ser colocado em três partes. Mexer bem.
Observando o ponto da massa, se for preciso, acrescentar mais farinha.
Por último, colocar o corante ou o suco.