A brincadeira na Educação Infantil está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constitui um dos pilares essenciais para aprendizagem e desenvolvimento da criança: 1. conviver, 2. brincar, 3. participar, 4. explorar, 5. expressar e 6. conhecer-se.
Por meio das brincadeiras, a professora observa as diferentes linguagens sociais, afetivas e emocionais de cada criança. E pode, assim, incentivá-la, orientá-la.
Brincando, a criança se expressa, interage com os colegas, explora o ambiente escolar, resolve situações conflituosas e desafios que surgem nesses momentos (como dividir brinquedos, por exemplo), estabelece papéis propostos naquela recreação, constrói um novo brinquedo, e muito mais.
Para enfrentar o mundo, a criança precisa aprender a ser sociável, a expressar suas opiniões, conhecer seu papel na escola, em casa e na sociedade, para, a partir desse conhecimento, apropriar-se de seus direitos e reconhecer também os seus deveres. E o brincar ajuda nessa conscientização.
Além disso, conforme alguns estudos, a brincadeira favorece a lateralidade, a psicomotricidade, a coordenação motora, enfim, todo o domínio do esquema corporal que lhe será muito útil no processo ensino-aprendizagem.
Aqui, no Colégio Piaget, podemos oferecer muitos espaços abertos para as crianças brincarem, desenvolverem as atividades lúdico-pedagógicas e desfrutarem da natureza.
“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.” Lev Vygotsky