A comemoração desta data teve, este ano, um valor maior. A proposta foi conscientizar as crianças dos problemas que os índios estão vivendo. Isso porque, os poucos indígenas que ainda sobrevivem no nosso país, atualmente, sofrem perseguição extrema. Suas terras, mesmo as demarcadas anteriormente por lei, estão sendo invadidas por garimpeiros, mineradores, madeireiros, fazendeiros…
As matas são derrubadas e os rios envenenados com resíduos tóxicos da prática de mineração. Além de invadirem o espaço dos indígenas, tiram-lhes a possibilidade de sobrevivência. Os índios não poluem nem devastam a natureza. Eles conseguem sua subsistência sem ferir o meio ambiente. Essa preservação natural eles sempre souberam fazer muito bem.
O oposto disso é o que fazem os gananciosos, que só pensam em tirar lucro da extração de minério, derrubar árvores para a venda de madeira e fazer queimadas para depois formar pastos para o gado. Os poderosos só querem enriquecimento e destroem todo o meio ambiente.
Até a Covid atingiu os originários do nosso país. Muitos estão morrendo.
A proteção aos indígenas se faz urgente e necessária.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Essa conscientização, na Educação Infantil, foi feita de modo simplificado, com conversas sobre o valor dos povos originários do nosso país e a necessidade que eles têm de um espaço na floresta para sobreviverem e desenvolverem sua cultura.
Muitos detalhes do modo de vida dos índios foram apresentados aos pequenos: formas de moradia, rituais, danças, utensílios, artesanato, alimentação, etc.
As crianças fizeram várias atividades relacionadas ao tema: desenhos, dobraduras, cruzadinhas, cocares e colares. Também degustaram alimentos de origem indígena, como milho cozido, pipoca e bolo de mandioca ou milho. Depois, brincaram numa oca que as professoras montaram e ouviram lendas indígenas.
FUNDAMENTAL I
Nos 1º anos, como eles estão estudando o tema “família”, as professoras enfatizaram a vida familiar nas tribos, a divisão de tarefas e o tipo de moradia. Mencionaram, ainda, o Ita, personagem do nosso material pedagógico que é um indiozinho.
Com os demais alunos do Fundamental I, além das características da cultura indígena, em roda de conversa, as professoras abordaram a situação dos poucos povos indígenas que ainda restam no nosso país e a importância de preservar sua existência.
Os alunos gostaram de saber que são vários povos diferentes, tribos diferentes, com várias línguas e costumes. Todos concordaram que eles são os originários da terra (já estavam aqui há muito tempo antes de os portugueses chegarem) e precisam ser valorizados.
Também assistiram a um vídeo #MenosPreconceitoMaisíndio, que auxiliou na conscientização da contribuição dos indígenas na formação da nossa cultura, como na culinária, língua que falamos, medicação natural, instrumentos musicais, etc.
Portanto, o foco das conversas sobre os indígenas foi VALORIZAÇÃO, RESPEITO e NECESSIDADE DE PROTEÇÃO.
Nas aulas de Arte, uns dias antes, os alunos confeccionaram cocares e colares.
E, como tinha sido pedido para que os alunos que pudessem, no dia 19, trouxessem algum utensílio, peça de artesanato ou outro objeto de origem indígena, foi possível montar uma exposição. Houve alunos que apresentaram objetos indígenas em suas casas, nas aulas on-line.