O Colégio Piaget possui uma metodologia HUMANISTA. Por isso, além da sua função de promover os conhecimentos intelectuais, preocupa-se com a formação social e emocional de seus alunos.
Dois projetos socioemocionais, com aulas semanais e material didático específico, são oferecidos aos alunos da Educação Infantil e Fundamental I: o SOUL PIAGET (Meditação) e o SOUL SOCIOEMOCIONAL. Ambos se complementam e têm o mesmo direcionamento: auxiliar no autoconhecimento e no conhecimento do outro, gerando, em consequência, o autorrespeito e respeito aos semelhantes.
Especificamente o SOUL SOCIOEMOCIONAL promove muitas conversas entre os alunos. Há técnicas e exercícios para que eles se expressem, relatem os seus sentimentos, de modo a não se sentirem sozinhos nos seus problemas e, juntos, acharem soluções.
SOCIOEMOCIONAL NA CASINHA DA ÁRVORE
A professora Emília, do Nível I da Educação Infantil, fez uma de suas aulas de Socioemocional na Casinha da Árvore. Lá, as crianças receberam a visita de dois “amiguinhos” (fantoches) e a eles deram o nome de Alice e Artur (porque, na ocasião, estavam aprendendo a vogal A).
Como numa brincadeira, ficou combinado que, toda vez que a Alice e o Artur aparecessem, seria o momento de começar uma aula de Socioemocional.
AS CRIANÇAS PEQUENAS SABEM ACONSELHAR SIM!
E, naquele dia, na Casinha da Árvore, a conversa foi sobre MEDOS. Cada criança expôs o seu medo: do escuro, de altura, de ficar sozinha… Todas deram uma opinião de como superar essas dificuldades. A professora ficou encantada com os aconselhamentos que foram apresentados pelas crianças.
Em seguida, ela perguntou como estavam se sentindo. E uma criança revelou que estava com raiva porque uma colega havia pegado seu brinquedo (era sexta-feira, dia em que as crianças podem levar um brinquedo para a escola). Outras crianças falaram que estavam felizes, mas costumavam também sentir raiva. Então, a professora ensinou um exercício respiratório para se acalmarem, e sugeriu que o utilizassem sempre que precisassem afastar de dentro de si o sentimento da raiva.
APRENDENDO A SUPERAR SENTIMENTOS NEGATIVOS
No material para as aulas de Socioemocionais, há figuras de crianças expressando vários sentimentos, o que ajuda as crianças a se identificarem com alguns deles.
Aos pouquinhos, nesses encontros, elas vão conversando, contando seus sentimentos e dificuldades, e aprendendo a superá-los com sugestões delas mesmas e da professora.
Como salienta a professora Emília, “o autocontrole é essencial para um um desenvolvimento emocional equilibrado e livre de sentimentos negativos, que só provocam sofrimento e interferem até no aprendizado escolar.”.
Assim, a técnica de “EXPRESSAR OS SENTIMENTOS” traz um aprendizado muito útil para as crianças. Ao se comunicarem, podem pedir e receber ajuda para superar seus problemas.