É surpreendente a quantidade de embalagens de plástico que as pessoas descartam de forma incorreta. Vemos esse tipo de lixo em todos os lugares.
Os malefícios causados pelos resíduos plásticos para o meio ambiente (solo, água, ar) são enormes, e o pior de tudo é que os plásticos comuns que descartamos o tempo todo levam entre 450 a 500 anos para se decomporem.
Jogados nas ruas, podem causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas. Quando jogados nos rios, os plásticos chegam até o mar, comprometendo a vida marinha. Sacolas de plástico, por exemplo, se parecem com águas-vivas e são consumidas pelas tartarugas marinhas.
Além de tudo isso, as ondas do mar devolvem parte do lixo e as praias ficam poluídas.
Cientes das questões ambientais e querendo contribuir para a solução dos problemas, o Colégio Piaget escolheu para o Projeto Pedagógico deste ano o tema: “PIAGET AZUL – UMA AVENTURA EM ESTADO LÍQUIDO”. O objetivo é abordar com os alunos a necessidade de protegermos as nossas nascentes, córregos e rios, pois a enorme quantidade de lixo que neles é lançada chega aos oceanos.
Um dos graves problemas causados pelo plástico no mundo animal é que estes confundem os resíduos de plástico com comida e as consequências são fatais. Grandes quantidades de plásticos foram encontradas nos estômagos de muitos animais mortos.
Os cientistas afirmam que os oceanos terão mais plástico do que peixes até 2050.
PROPOSTA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO FUNDAMENTAL I: “JUNTOS VAMOS REINVENTAR NOSSO PLÁSTICO”
A professora Rejiane e o professor Rogério, ambos de Educação Física, desenvolveram com os alunos do Fundamental I uma atividade de construção de um brinquedo com garrafas plásticas. O trabalho fez parte do projeto pedagógico anual “Piaget Azul – uma aventura em estado líquido” e seguiu as prerrogativas do “Desenvolvimento Sustentável na Educação”, delimitadas pela Unesco.
Em lives, os professores ofereceram todas as orientações, deram sugestões e até enviaram um vídeo com detalhamento dos procedimentos para a criação do brinquedo, assim como o modo de envio, posterior, das fotos do resultado.
Falaram da importância de REDUZIR o consumo de copos, pratos, talheres ou garrafas de plástico, e substituir os recipientes de plástico pelos de metal ou vidro. Destacaram o papel fundamental da RECICLAGEM e REAPROVEITAMENTO para diminuição do lixo e proteção do mundo em que vivemos.
A proposta da criação dos brinquedos, além de ser ecológica, teve outros objetivos pedagógicos: a aprendizagem cognitiva, social e intelectual; o desenvolvimento do senso de cidadania e a prática da CULTURA MAKER (técnica do “faça você mesmo”, que estimula a criatividade, com a utilização de materiais recicláveis).
As fotos foram enviadas, e os professores ficaram muito satisfeitos com os lindos brinquedos.
Veja os brinquedos que os alunos criaram: