O DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.
Lixo e mais lixo. Quanto mais nos tornamos “consumistas”, comprando produtos em excesso e os trocando frequentemente por outros mais modernos, mais bonitos, mais da moda, produzimos um lixo imensurável com o descarte. Isso sem contar com todo tipo de lixo que é jogado em qualquer lugar, sem critério, poluindo o solo, a água e o ar.
Por isso, desde cedo é preciso iniciar com as crianças a educação ambiental, para a construção de valores relacionados à conservação do meio ambiente.
Assim, em 17 de maio, “DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM”, houve muita conversa com as crianças da Educação Infantil com o objetivo de apresentar a elas o modo correto de proceder com o lixo, como, por exemplo, o descarte adequado, a separação do lixo e a destinação do que for possível para a reciclagem.
Elas conheceram as 5 lixeiras para o descarte adequado e, assim, propiciar a futura reciclagem: lixeira de cor azul (para papel), lixeira de cor vermelha (para plástico), lixeira de cor amarela (para alumínio), lixeira marrom (para resíduos orgânicos) e lixeira branca (para vidro).
Para incentivar as crianças, com antecedência, as professoras pediram para virem com uma roupa ou camiseta que tivesse uma dessas 5 cores.
E, bastante animadas, as crianças fizeram várias atividades sobre o tema.
Primeiramente, participaram do descarte de lixo reciclável nas lixeiras apropriadas. As explicações e a apresentação das lixeiras coloridas também se realizaram de modo on-line para os alunos que assistem às aulas a distância.
Em seguida, fizeram um artesanato: com sobras de vários papéis, criaram uma minipipa.
O LIXO QUE NÃO É LIXO
As professoras explicaram às crianças que, na verdade, muito do lixo que entope bueiros, polui os rios e chegam até ao fundo do mar matando espécies marinhas NÃO É LIXO. Ou seja, poderia ser reciclado e, portanto, aproveitado para a produção de variados novos produtos.
O QUE É RECICLAGEM E COMO CONTRIBUIR?
As crianças gostaram de saber que, muitos resíduos, que jogamos fora por considerarmos lixo, são RECICLÁVEIS e podem servir de matéria-prima para indústrias fazerem novos produtos.
Mas tudo depende de, nas nossas casas, separarmos o lixo que pode ser reaproveitado. As crianças ajudaram a dar os exemplos: separar papéis, latinhas, caixinhas de suco e de leite, garrafas ou qualquer embalagem de plástico… E, depois, aprenderam que tudo isso deve ser higienizado e levado a lugares próprios de descarte.
POSTOS DE COLETA
Em casa, a mamãe faz a separação do lixo? E leva para onde esses materiais?
As professoras fizeram essas perguntas às crianças e algumas responderam que fazem sim a separação do lixo em casa. Até souberam mencionar aonde os pais levavam: citaram que no próprio prédio onde moram há um lugar para colocar o lixo reciclado (ação do condomínio, que se encarrega da entrega posterior) e também um aluno citou o posto de coleta no Paço Municipal de São Bernardo.
O importante, foi a conscientização das crianças e o aconselhamento a elas de falar em casa para os pais selecionarem o lixo reaproveitável e procurarem um posto de coleta próximo de suas casas.
INDÚSTRIAS QUE USAM O LIXO COMO MATÉRIA PRIMA
A reciclagem, além de gerar indústrias e novos empregos, reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, que tanto poluem o nosso meio ambiente.
Por isso, as professoras deram exemplos à crianças de empresas que só usam materiais recicláveis. Citaram três:
– a “LAR PLÁSTICOS”, que trabalha com plástico descartado e produz todo tipo de cestos, recipientes e lixeiras, inclusive as lixeirinhas de cozinha e de banheiro;
– a empresa “ESPACIAL”, que produz a base da cola em bastão e o corpo de canetas esferográficas com plásticos recicláveis, também folha de papel sulfite reciclada e post-it reciclado (aqueles bloquinhos para anotações e recados) a partir de papéis coletados;
– a “COOP CENT ABC”, que produz com lixo plástico, principalmente garrafas PET, varais, barbantes e vassouras.
CONCLUSÃO DAS ATIVIDADES DO DIA
A Coordenadora Rose, da Educação Infantil , mencionou que a sua equipe se empenhou neste dia tão importante para conscientizar as crianças de que: “Como alguns materiais lançados no meio ambiente demoram dezenas e até centenas de anos para se decomporem, é fundamental cada um de nós fazermos o descarte adequado do lixo e contribuirmos para o reaproveitamento ou reciclagem.”.