A leitura já começa na Educação Infantil e é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento do conhecimento da criança e facilita a comunicação com o mundo.
Esse processo vai além das letras e palavras. Fazemos diariamente milhares de leituras de informações que estão à nossa volta. Cada criança traz para a escola sua própria leitura de mundo. Afinal, todas as crianças carregam um conhecimento prévio influenciado por sua família.
Desde pequenas, elas aprendem a ler o mundo de uma forma única, a chamada LEITURA VISUAL. Fazem isso lendo o rosto e expressões dos pais, observando cada objeto da casa, os desenhos na televisão, aprendem a ler e reconhecer lugares como o shopping, parque, mercado… Só de passar em frente, e de várias outras formas, a criança acaba absorvendo informações e vai sendo inserida no mundo da leitura desde muito nova.
“Sabe-se hoje que a criança, quando chega à escola, já é uma entusiasta e experiente leitora do mundo. Ela começa desde cedo a observar, atribuir significados aos seres e às situações do mundo à sua volta” (CUNHA, 2012, p. 127).
A leitura na Educação Infantil se dá, primeiramente, por meio de imagens, possibilitando que o aluno use a imaginação, criatividade e interpretação visual e, assim, sinta prazer na busca do conhecimento e crie um vínculo com o mundo letrado.
No Colégio Piaget, trabalhamos a leitura desde o Maternal. Durante todo o ano, cada turma desenvolve o seu projeto de leitura, estimulando a família a também contribuir com esse processo de aprendizagem. A nossa rotina pedagógica inclui muitos momentos de leituras e contações de histórias, estimulando cada criança a interpretar, a contar do seu jeitinho e compartilhar com os seus colegas.
Realizamos atividades com fantoches, dedoches, brinquedos, dramatizações, sempre contando histórias e construindo os próprios objetos da contação.
Portanto, a leitura na Educação Infantil é fundamental: trabalha as emoções, aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, ajuda a aprimorar as habilidades comunicativas e promove melhorias no aspecto linguístico.
Como estimular a leitura:
-
Incentivando o contato com os livros;
-
Fazendo leituras em conjunto;
-
Respeitando o interesse da crianças;
-
Estimulando troca e empréstimos de livros;
-
Disponibilizando diferentes fontes e gêneros textuais;
-
Criando uma rotina de leitura.