Em geral, os alunos veem Ciências como um conjunto de conceitos e classificações que precisam ser memorizados.
Entretanto, a proposta da nossa escola é desenvolver atividades práticas que possibilitem aos alunos expandir suas ideias e aprender Ciências com interesse e participação nas aulas.
E as professoras de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental, Karina e Neide, sabem que a interatividade é fator fundamental para que os alunos gostem da disciplina e aprendam sem aquela antiquada decoreba. Portanto, organizam aulas criativas com diferentes modalidades didáticas, tais como: demonstrações, experimentações, jogos.
MODELO ANATÔMICO
Desta vez, para o assunto Sistema Digestório, elas levaram para a sala de aula um “modelo anatômico” aberto, em que os alunos puderam ver os órgãos, e entender, com as explicações das professoras, todo o processo orgânico.
Como salientou a professora Karina: “Eles interagiram com o modelo que eles chamaram de ‘boneco’ e até deram nome a ele. Cada classe escolheu um: Bob, Roberto e Cleiton. Sem esforço, assimilaram o conteúdo programático proposto.”
MAPA MENTAL
Na semana seguinte, para reforçar os aprendizados sobre o Sistema Digestório, as professoras pediram aos alunos que fizessem um MAPA MENTAL sobre o assunto. Trata-se de uma técnica interativa para a revisão de um assunto já visto e que promove o exercício da memória e a organização das ideias.
Os alunos já conheciam esta técnica e, sem dificuldade, formaram os retângulos de várias cores com informações reduzidas (chamadas de ramificações) a partir de um foco central, neste caso o aparelho digestório. Foram, assim, pintando cada órgão e o retângulo a ele correspondente com a mesma cor. Alguns alunos colaram pedaços de papéis coloridos. E, em cada retângulo, escreveram as informações básicas, usando primeiramente as lembranças e, depois, incluindo algum dado a partir da pesquisa ou auxílio da professora.
Portanto, de um desenho do aparelho digestório, que equivalia ao “modelo anatômico” da aula anterior, os alunos construíram seus coloridos mapas mentais.