Durante as últimas aulas de Geografia o 3º ano do Ensino Médio desenvolveu uma pesquisa sobre a produção contemporânea de fármacos associados à biodiversidade contida nos seis grandes biomas brasileiros. Cada grupo pesquisou dois fármacos de cada um dos biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Os fármacos estão associados às doenças como depressão ou ansiedade e alguma outra doença a critério do grupo. O trabalho é inspirado em um dos temas sugeridos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fitossanidade, que é um conceito utilizado para classificar a proteção de plantas ao ataque de pragas e doenças que atingem sua saúde.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Este trabalho vai ao encontro da BNCC, na medida em que espera-se que os jovens elaborem hipóteses e argumentos com base na seleção e na sistematização de dados, obtidos em fontes confiáveis e sólidas.
A elaboração de uma hipótese é um passo importante tanto para a construção do diálogo como para a investigação científica, pois coloca em prática a dúvida sistemática – entendida como questionamento e autoquestionamento, conduta contrária à crença em verdades absolutas.
Assim, desenvolve-se a seguinte “COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3: Contextualizar, analisar e avaliar criticamente as relações das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de soluções que respeitem e promovam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global”. Essa competência é acompanhada da habilidade: “Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, e selecionar aquelas que respeitem e promovam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.”
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