Em meio a tantos avanços, parece haver uma contradição entre um acesso quase ilimitado de informações e uma incerteza cada vez maior daquilo julgado como realidade. Não bastasse isso, ainda há um agravante nessa contradição, pois muitos tem como sinônimo de conhecimento, qualquer aglomerado de informações vindas de qualquer origem.
Muitas vezes confundimos ficção e realidade não sabendo onde começa uma e termina a outra ou em que medida uma está embrenhada na outra. Isso em um mundo globalizado e hiperconectado, imerso em uma imensidão de informações, torna cada vez mais necessário refletirmos sobre o espaço em que vivemos e que tipo de sociedade global; que tipo de humanidade somos e/ou pretendemos ser.
Para promover essa reflexão nas aulas de Geografia do 3º EM, foi utilizado diferentes linguagens, o episódio da série Black Mirror (“A Queda – Nosedive”) e a reportagem (https://www.poder360.com.br/
É fundamental a permanente reflexão sobre onde estamos e como nos comportamos como humanidade, sem nos deixar iludir por “pirofagias” tecnológicas, ou seja, como devemos usar todos esses avanços técnicos de maneira a melhorarmos como ser humano e consequentemente como humanidade.