A modelagem com massinha para as crianças é uma “brincadeira” que elas adoram. Mas é muito mais do que uma brincadeira, é uma prática pedagógica que desenvolve a coordenação motora fina, entre outras habilidades.
Desta vez, para os alunos das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental a “brincadeira da modelagem” foi relacionar as questões motoras ao reconhecimento das formas geométricas.
Na verdade, os alunos realizaram uma atividade INTERDISCIPLINAR, envolvendo Matemática, Arte e Inglês.
Com instruções, SEMPRE EM INGLÊS, os alunos começaram assistindo a um vídeo, que mostrava como trabalhar com as mãos no manejo correto da massinha.
Depois, numa folha de sulfite ou no caderno, eles modelaram as geometric shapes (formas): square (quadrado), rectangle (retângulo), circle (círculo) e triangle (triângulo).
Também fizeram star (estrela) e heart (coração). E, para desenvolver ainda mais a habilidade artística e a criatividade, os alunos puderam criar mais um desenho à escolha. Alguns montaram uma flor ou um bichinho.
As teachers Jenifer, Valéria, Mari e Alice tinham como objetivo principal trabalhar, no inglês, o vocabulário relacionado às formas geométricas, e elas auxiliaram os seus alunos principalmente na finalização do trabalho, que foi a escrita, em inglês, é claro, do nome de cada uma das “artes” que eles confeccionaram.