De acordo com a metodologia da nossa escola, o ensino da Matemática deve partir do concreto para chegar ao abstrato, ou seja, os conceitos são apresentados de modo a traduzir a realidade, estabelecendo relações com o cotidiano do próprio aluno.
Assim, para auxiliar no aprendizado das operações de soma e subtração, as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental elaboraram atividades lúdicas com o manuseio de materiais simples, mas significativos para as crianças.
Jogo de boliche
Com um boliche de brinquedo, os alunos contavam os pinos derrubados em cada jogada e observavam quantos tinham ficado de pé. Os pontos conseguidos de cada participante eram anotados na lousa, formando uma tabela comparativa de quantidades.
Assim, de modo concreto foram adquirindo, brincando, as noções de soma e subtração.
Massinha de modelar
A massinha de modelar, material tão conhecido e que as crianças adoram, permitiu aos alunos manusearem de modo criativo para a formação de diferentes figuras. Depois, separando as figuras semelhantes que elaboraram, participaram de atividades sobre as operações básicas.
Pop it
Aproveitando o modismo do momento, com um brinquedo que todas as crianças têm um exemplar — o “POP IT” —, as professoras tornaram as aulas de Matemática mais interessantes.
Esse brinquedo, feito de silicone, reúne várias bolinhas que, ao serem apertadas, emitem um barulho similar ao que ouvimos quando estouramos um plástico bolha: “pop”.
O “POP IT”, de vários formatos e cores, além de divertido, é recomendado para aliviar o estresse das crianças, pois acalma e dá uma sensação de bem-estar. Também promove benefícios cognitivos e motores.
O brinquedo foi utilizado no estudo da subtração. Conforme o comando das professoras, os alunos dos 1os anos apertavam uma certa quantidade de bolinhas e faziam as reflexões matemáticas, respondendo às perguntas: Quantas vocês “poparam”? Quantas não “poparam”?
A estratégia pedagógica da contextualização, com o emprego de algo que faz parte do mundo dos alunos e que eles gostem muito, é o caminho certo para o sucesso na aprendizagem. E as professoras do Colégio Piaget sabem disso e aproveitam as situações, como esta “febre atual”, que está encantando crianças e adultos.