As atividades lúdicas têm enorme importância para o desenvolvimento das habilidades essenciais das crianças, como: coordenação motora, consciência corporal, percepção do espaço, comunicação, integração com o grupo, empatia, entre outras.
Por isso, na Semana da Criança, de 4 a 8 de outubro, as brincadeiras diárias proporcionaram às crianças da Educação Infantil muitas descobertas, participação em jogos e desafios, e vivência de momentos de magia, imaginação e criatividade.
Foi uma semana especialmente programada com o tema “UMA AVENTURA NO FUNDO DO MAR”, em referência ao nosso Projeto Pedagógico anual “Piaget Azul – uma aventura em estado líquido”, que aborda a necessidade de protegermos as nossas águas: nascentes, córregos, rios e oceanos.
Peixinhos e outros bichos
No dia 4 de outubro, em que se comemora o “Dia dos Animais”, foi inaugurado mais um lago na nossa escola, e as crianças colocaram vários peixinhos para habitarem o novo espaço.
Para o encantamento das crianças, que adoram animaizinhos, as professoras trouxeram alguns, bens dóceis, para elas verem e terem contato.
Já com a “theater”, aprenderam os nomes dos animais em inglês.
Piscina de água e de bexigas
Brincando de imaginar o oceano, algumas crianças foram à piscina da escola; outras se divertiram em piscinas de bexigas.
Num ambiente marítimo, com golfinhos infláveis, elas participaram de muitas brincadeiras e desafios de habilidades motoras.
Navio pirata e caça ao tesouro
Entrando no mundo da fantasia, as crianças seguiram o pirata por todos os espaços da escola na busca do tesouro: moedas de chocolate.
Peça de teatro ecológica e socioemocional
Um dia de surpresa: as crianças assistiram à peça teatral “UMA AVENTURA NO FUNDO DO MAR”. As professoras representaram animais e, com muita alegria e entusiasmo, passaram mensagens valorizando os recursos naturais — água, floresta, solo — e estimulando atitudes de preservação do nosso meio ambiente.
A dramatização também mencionou a importância da amizade, da união e do amor entre as pessoas para o enfrentamento das dificuldades sociais e ambientais.