A aula prática no laboratório da escola é considerada uma metodologia de trabalho ativa, em que os alunos relacionam os conceitos com a experimentação, o que proporciona um aprendizado significativo.
Segundo os especialistas em Educação, os experimentos em laboratório devem começar bem cedo com as crianças, pois despertam a curiosidade, o pensamento crítico, a reflexão, e ainda o interesse pelo conhecimento das Ciências.
As professoras da nossa escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizam o laboratório com frequência, pois sabem da importância de os alunos testarem conceitos e formularem ideias sobre determinados assuntos. Também consideram que a atividade no laboratório constitui um estímulo para o desenvolvimento do pensamento científico: observação, análise e conclusão.
Desta vez, as professoras Karina e Neide levaram seus alunos do 5º ano ao laboratório para realizarem experiências relacionadas aos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Com aparelhos específicos, os alunos puderam verificar mudanças de fases, como Liquefação ou Condensação e, depois, anotar as conclusões observadas.