Quem pensa que é triste ou monótono passar as férias na escola está muito enganado. As crianças simplesmente ADORAM!!! Isso porque uma programação pra lá de especial é cuidadosamente elaborada para agradar às crianças e fazer com que elas, sem perceber, adquiram novas experiências e muitos aprendizados.
Em duas características se baseia o planejamento para as férias: DIVERSÃO e AÇÃO. As atividades lúdico-pedagógicas acompanham os interesses e curiosidades das crianças, incentivando-as a participarem das propostas com alegria e entusiasmo.
Na maior parte do tempo, as brincadeiras ocorrem em espaço aberto, aproveitando a rica natureza que a nossa escola possui. O Espaço Kid (nome do parque especialmente projetado para os nossos alunos), o grande gramado, a horta e as Quadras Esportivas tornam-se palco de inúmeras atividades prazerosas.
Neste janeiro, não faltaram brincadeiras de estímulo ao desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade, do enfrentamento de desafios e busca de soluções. Houve também contação de histórias, projetos artísticos, sessões de cinema com pipoca, e muito mais do que a meninada tanto gosta.
BRINCANDO, SE EXERCITANDO, DANÇANDO…
LIVRE RECREAÇÃO NO “ESPAÇO KID”
ELEMENTOS PEDAGÓGICOS NOS DESAFIOS: NÚMEROS E LETRAS
PERCEPÇÕES ESPACIAL E TÁTIL, EQUILÍBRIO, AGILIDADE…
EM DIAS ENSOLARADOS, BRINCADEIRAS COM ÁGUA
RELAXAMENTO E MASSAGEM NOS PÉS
HISTÓRIAS DE LIVROS INFANTIS
Existe criança que não gosta de uma boa história? No projeto férias de janeiro, as monitoras contaram histórias de livros, incentivando nos pequenos a vontade de aprender a ler.
Assim, seguindo o tema gerador do Projeto Férias Piaget — “VIAJANDO PELAS OBRAS LITERÁRIAS” — um livro por semana foi apresentado e várias atividades se desenvolveram a partir dos assuntos e mensagens específicas de cada um deles.
O MENINO MALUQUINHO, de Ziraldo
As crianças ouviram a história, conheceram os personagens e ficaram encantadas com a turminha inteligente e peralta do livro. Também assistiram ao filme, comendo pipocas.
Em seguida, fizeram barquinhos de dobradura, como os do Maluquinho, e brincaram com eles na piscininha e no laguinho da escola. Pura diversão!
E mais atividades: “Maluquinho no seu carrinho de rolimã” e “Na piscina com o Maluquinho”.
Como a pipa do Menino Maluquinho não poderia faltar, ela foi desenhada no chão, com giz.
Sessão pipoca e encontro com o Menino Maluquinho
Barquinho do Maluquinho
Carrinho de rolimão do Maluquinho
Na piscina com o Maluquinho
Pintando a pipa do Maluquinho
O SEGREDO DA LAGARTIXA, de Lecticia Dansa e Salmo Dansa
As monitoras mostraram o livro para as crianças e contaram para elas a bela história da lagartixinha, que tinha um segredo: ela sabia que compartilhar a vida, dar e receber amor eram a verdadeira solução para curar a humanidade e tornar o mundo mais feliz.
Em seguida, participaram de uma atividade de artesanato: criação de uma lagartixa articulada. Com ela, brincaram de “Lagartixa corredora”.
Também fizeram uma lupa de mentirinha para procurar insetos na horta, assim como consta na história.
Em outra ocasião, passearam pelo bosque da escola e pegaram folhinhas caídas no chão, que usaram, depois, em oficina Maker, na montagem de insetos muito caprichados.
E, como a lagartixinha tinha uma caixinha de segredo onde guardava todo o amor que dava e recebia, as crianças confeccionaram e pintaram a “Caixinha do Amor” e a levaram como presente aos seus familiares.
Por fim, preparam uma festa no jardim com as borboletas que coloriram.
Leitura da história
Lagartixa articulada e corrida
Lupa para encontrar insetos
Recolhendo folhas caídas no bosque
Criação de insetos caprichados
Reconhecendo sentimentos e a Caixinha do Amor
Festa no jardim com lindas borboletas
O MONSTRO DAS CORES, de Anna Llenas
O monstro das cores bagunçou as próprias emoções e não conseguia mais dizer o que sentia. Então, uma menina o ajuda a organizar suas emoções: a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma.
Depois de ouvirem a divertida e “colorida” história, as crianças participaram de uma atividade em que identificavam diferentes emoções e associavam cada uma delas a uma cor.
Com tintas, brincaram e pintaram à vontade. Foi a “Festa das cores”.
No laboratório da escola, fizeram experiências de misturas e modificações das cores.
E, com tintas de tecido, tingiram uma camiseta utilizando a técnica “tie dye”.
Cores e emoções
Festa das cores
Ida ao laboratório- cientistas das cores
Colorindo camisetas- tie dye
O SÍTIO DO PICAPAPAU AMARELO, de Monteiro Lobato
A história conhecida por várias gerações também foi contada às nossas crianças. Elas amaram os maravilhosos personagens criados por Monteiro Lobato.
Brincando no sítio, elas colheram frutas do pé, chuparam cana, deram milho às galinhas e brincaram no barro depois de uma chuvinha.
A lama lembrou o Marques de Rabicó. Então, em uma oficina de arte, criaram a carinha do porquinho. Mas também fizeram, com materiais recicláveis, várias versões do personagem que mais gostaram: a Emília.
Por fim, prepararam uma receita da Tia Anastácia, o delicioso bolinho de chuva.
A Emília conta a história
No sítio, colhendo frutas do pé, chupando cana
… dando milho às galinhas, andando no barro
… preparando uma receita da Tia Anastácia
Criando o Marques de Rabicó e a Emília
A conversa das mães pelo whatsapp, acompanhando as férias dos filhos no Piaget, nos encheu de orgulho!
Obrigada a vocês por valorizarem o nosso trabalho!
Foi um prazer passar esses dias com as crianças!
A diversão foi nossa também!!!
Grazi
Nossa q farra boa! Demais!
Tatiara
Obrigada a todos os envolvidos por proporcionar esses momentos maravilhosos aos nossos pequenos! #gratidão
Carol
Essa é a palavra mesmo… GRATIDÃO por tanto carinho!!! A Clara está voltando encantada!!
Tatiara
A Bia também. Até falei pro meu esposo que cada dia que passa estamos mais convictos de que escolhemos a escola certa
Alê Freitas
Nós idem! Escola incrível!
Thalyta
Exatamente. A Giovanna entrou agora em janeiro. Cada dia q passa tenho mais certeza de q acertamos na escola.
Tatiara
A bia entrou em agosto. Ela ama ❤ Vocês vão gostar cada vez mais.
Rê Neiman
Eu quero passar férias na escola! Rsrs
Roberta Perea
Tb tô querendo, viu!
Camila Oliveira
A certeza de que sua filha está amando a escola nova, foi perguntar onde queria passear os fds, e ela dizer que queria ir na escola. Obrigaaada a todos os envolvidos por estarem proporcionando momentos únicos aos nossos pequenos.
Roberta Perea
Nossa, como aquece o coração ver essas crianças brincando assim!