O nosso ideal é que os pequenos sejam recebidos pelas professoras e assistentes com muito carinho, para eles perceberem, desde cedo, que escola é um lugar de descobertas e aprendizados, mas também de amor, amizades e respeito. Eles, por menor que sejam, entendem quando são amados. Por isso, todos da escola têm um único propósito: contribuir para que os alunos sejam felizes e desenvolvam o melhor possível as suas potencialidades.
Mas é claro que, já no primeiro dia, na acolhida — cheia de alegria e amor — incluem-se os “combinados”. Ou seja, de modo lúdico, são passados valores fundamentais de convivência e limites. Mesmo os alunos do Maternal vão recebendo afeto e noções de respeito, de valorização de si mesmo e do outro. As atividades em grupo, dão, aos pouquinhos, a percepção de como é boa a união amistosa.
E tudo isso é transmitido aos alunos nas propostas pedagógicas criteriosamente organizadas com brincadeiras, conversas e dinâmicas motivadoras e interativas.
A professora Silmara contou que recebeu agora um aluno novo no Maternal II, que tinha sido a sua turma do Maternal I no ano passado. Ela explicou, emocionada, como os demais trataram bem o novo coleguinha, já correndo para lhe pegar nas mãos. Então, ela concluiu a veracidade do que acreditamos com o nosso trabalho no Piaget: “Quem recebe carinho, aprende a oferecer carinho”.
Foi assim, portanto, pensando em acolher com muito carinho os nossos queridos alunos e proporcionar a eles ricos aprendizados que a equipe planejou uma primeira semana especial, com atividades variadas, mas todas baseadas no livro infantil “A MENINA QUE BORDAVA BILHETES”, de Ellen Pestili.
A história é sobre uma menina chamada Margarida, que bordava bilhetes com mensagens carinhosas e os distribuía às pessoas do seu vilarejo. O ambiente é uma praça, onde convivem os habitantes do local.
DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA
Depois de ouvirem a bela história de afeto, amizade e respeito aos semelhantes, os alunos da Educação Infantil se fantasiaram e, no espaço do “teatro” da nova brinquedoteca, representaram os personagens: a Margarida (a menina que bordava bilhetes), a florista, o vendedor de balões, o pipoqueiro e o homem do realejo. E não faltaram os músicos que compunham a bandinha que tocava na praça, e as crianças que por lá passeavam e brincavam.
Também andaram pelos espaços abertos da escola como sendo os personagens. O aluno, que era o “homem do realejo”, tirou a sorte de uma caixinha para quem encontrou no caminho.
BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE
O livro faz menção ao passado, citando as brincadeiras das crianças do vilarejo. Então, os nossos alunos resgataram as brincadeiras antigas, como corre-cotia, esconde-esconde e peteca. Mas como o “Espaço Kids” é o preferido da garotada, lá eles também brincaram, se divertiram muito e se integraram com novos amiguinhos.
E, no passeio pela praça do vilarejo da história, eles descobriram o lago de peixes. Foi mais uma diversão!!!
O PIPOQUEIRO TRAZ PIPOCAS AOS ALUNOS
O pipoqueiro da história aparece e entrega aos alunos um saquinho com pipocas. Que presente mais “gostoso”!!! Elas adoraram a surpresa!!!
OFICINA DE ARTESANATO
Todos os alunos decoraram bonecos representando os personagens da história. Colaram restos de fitas, de tecidos e de lã. Também usaram botões, lantejoulas e demais materiais de enfeite. Com canetinhas coloridas, fizeram os traços do rostinho dos bonecos.
Até os pequenininhos do Maternal I participaram com alegria da oficina.
Acreditamos que a primeira semana especial foi de muito valor para as nossas crianças! Nada de choro! Só puro encantamento! E nós, do Colégio Piaget, estamos felizes de receber todas as queridas crianças para, juntos, fazermos inúmeras descobertas neste promissor ano de 2022!