Para um bom início do ano letivo, os alunos precisam se sentir acolhidos e amados. Também os professores, assistentes, coordenadores e demais profissionais da escola precisam transmitir a eles segurança e otimismo.
As crianças e jovens necessitam de influência positiva, e os educadores têm a responsabilidade de passar a mensagem de que a vida é valorosa e de que, unidos, podemos criar um mundo melhor para todos.
Otimismo não significa ignorar os problemas. Ao contrário, realizamos na nossa escola um trabalho de conscientização dos alunos para a realidade fatual, mas sempre com a crença de que há soluções e que possuímos o poder de trilhar os caminhos do conhecimento em prol da vida das pessoas e do meio ambiente .
Ter grandes sonhos e otimismo é o que mais precisamos agora.
Em vista disso, despertar sentimentos bons e positivos foi a intenção do planejamento da primeira semana para os alunos do Fundamental I.
Todas as atividades da semana de acolhida basearam-se no livro “A MENINA QUE BORDAVA BILHETES”, de Ellen Pestili. A obra, toda escrita em forma de versos, traz muitas mensagens positivas. A menina bordadeira, a Margarida, oferece às pessoas do vilarejo bilhetes bordados, que transmitem esperança e alegria a quem os recebe.
COM “CAMISETAS BORDADAS, A EQUIPE AGUARDA OS ALUNOS
As professoras e a coordenadora do Fundamental I esperaram seus alunos na porta das salas de aula com “camisetas bordadas”, já preparadas para contar a história “A MENINA QUE BORDAVA BILHETES”. Tudo para envolver os alunos numa atmosfera de fantasia e aprendizados. A explicação inicial foi de que os bordados simbolizavam esperanças, alegria, felicidade e crença na vida e no futuro.
PEÇA TEATRAL
Ainda no primeiro dia, as professoras do Fundamental I apresentaram aos alunos uma pecinha teatral com todos os personagens da história: a menina Margarida, o homem do realejo, a florista, o pipoqueiro, o vendedor de balões, a doceira… Também apareceram os músicos da banda, outras crianças e homens e mulheres que frequentavam a praça. Até um gato surgiu na pecinha, representado por um professor
Os alunos adoraram a surpresa e ficaram entusiasmados para a realização das atividades ligadas a tão bela história.
DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO
Como o livro traz como temas o amor e a amizade, as turmas do Fundamental I participaram de dinâmicas com o objetivo de que os alunos pudessem se conhecer melhor e, de modo lúdico, desenvolvessem empatia e bom entrosamento.
ÁRVORE DO AFETO
Num desenho na lousa, representando uma árvore da praça da história, havia flores com comandas. Assim, cada aluno se apresentava falando um pouquinho sobre si mesmo e, depois, pegava uma flor, lia a ação pedida (cantar uma música, sorrir, pular com um pé só, dançar…) e a executava.
Eles ouviram uns aos outros e se divertiram também.
CAIXA DAS PERGUNTAS
Uma caixa com corações foi passada para os alunos. Cada um pegava ao acaso um coraçãozinho que continha uma pergunta a ser feita ao colega do lado. Eram perguntas sobre gostos, preferências, interesses e mesmo sobre desejos ou sonhos.
Brincaram e se conheceram um pouco mais.
MÍMICA DE NOMES DE FILMES INFANTIS
Competição de mímica sempre agrada as turminhas. Além disso, exige atenção, criatividade e trabalho em equipe. Desta vez, a brincadeira ajudou a descontrair e a promover um relacionamento amigável e colaborativo entre eles.
OBJETOS DE VALORES SENTIMENTAIS
De véspera, as professoras pediram aos alunos que procurassem em casa algum objeto especial que os representasse para, na aula seguinte, mostrarem aos colegas. Poderia ser um brinquedo, uma foto, enfim, algo simples mas que fosse de estimação e que trouxesse uma boa lembrança.
Assim, cada um contou sobre o objeto, o seu significado e o sentimento que transmitia. Muita emoção foi apresentada por meio de fotos de viagens com a família, ursinhos ou outros bichinhos de pelúcia e até uns sapatinhos de tricô de quando um aluno era bebê.
O EU E OS OUTROS
Com uma dinâmica divertida, que se iniciou com a visualização no espelho, cada aluno pôde observar, no concreto, a sua individualidade, para, depois, se situar como elemento integrante do grupo da sala de aula e de outros grupos, principalmente o grupo familiar.
Uma segunda etapa da atividade foi desenhar o “eu” e os “outros”. Muitos retrataram sua família, e alguns se colocaram junto aos colegas.
DIA DE BRINCAR
Criança gosta de brincar, de ser feliz, exatamente com as crianças do lugarejo onde morava a menina Margarida. E, como a história relembra os tempos antigos, as professoras incentivaram os nossos alunos a participarem de brincadeiras de antigamente. Mas houve também recreação no “Espaço Kids” da escola e jogos de tabuleiro. Foram momentos de muita diversão.
CRIAÇÃO DE BONECOS DE PANO
No mundo mágico do livro, aparecem brinquedos e brincadeiras antigas que ainda são apreciadas pelas crianças. Bonecos de pano são um exemplo que agrada bastante, principalmente quando elas mesmas montam o brinquedo.
E, neste caso, para combinar com a “menina bordadeira” da história, as criações dos alunos foram cheias de detalhes e enfeites que lembram bordados.
DIA DE PIPOCA E PIQUENIQUE
Para uma confraternização coletiva de retorno às aulas, algumas turmas ganharam pipocas, ofertadas pelo pipoqueiro da história, enquanto outras participaram de um piquenique. Tudo de bom que a criançada adora!
Não resta dúvida de que ocorreu um alegre e prazeroso reinício do ano letivo de 2022!!!