O PERÍODO INTEGRAL oferece oportunidades para os nossos alunos desenvolverem plenamente suas potencialidades.
Muito mais do que a realização das tarefas do período pedagógico, no Integral eles participam de atividades diversificadas de esporte, de leitura, de arte, de dinâmicas envolvendo aspectos socioemocionais, entre outras. Os professores adotam metodologias lúdico-pedagógicas em que os alunos, motivados para as tarefas, interagem e aprendem a trabalhar em equipe, com posturas de autovalorização e valorização do outro.
As propostas contam com a INTERDISCIPLINARIDADE, ou seja, participam do Integral várias disciplinas, como Português, Educação Física, Arte e Cultura, Inglês (com aulas diárias).
Para um direcionamento coeso e com o objetivo principal de incentivar nos alunos o hábito de ler, refletir e desenvolver o senso crítico, o planejamento do Período Integral se organiza sempre a partir da LEITURA DE LIVROS.
PROJETO LITERÁRIO DO INTEGRAL-2022
Sabemos que o hábito da leitura é essencial para a formação do indivíduo. Por isso, no INTEGRAL, é trabalhado um livro por mês.
De fevereiro a novembro deste ano, os alunos lerão 9 livros do renomado autor brasileiro Ziraldo. Por ele ser um dos escritores mais amados por crianças e adultos, sua irreverência e inventividade aproximam os leitores de suas obras. Suas histórias são maravilhosas e sempre levam os leitores a enxergar o mundo sob outros pontos de vista, redimensionando o modo de encarar a vida.
Assim, interagindo com os personagens, os alunos poderão refletir sobre os relacionamentos no cotidiano, sobre o meio ambiente, sobre valores e virtudes, entre outros assuntos interessantes de cada uma de suas histórias.
Além da leitura que eles mesmo farão ou da leitura da professora (no caso do 1º ano), constam na programação para cada livro várias atividades, como debate, desenho, pintura, colagem, dobradura, dramatização, dinâmica, cartaz digital, customização e oficina da “Cultura Maker” (proposta semelhante ao “faça você mesmo”, com materiais recicláveis) para a criação de bonecos/personagens, ambientes da história ou algo do enredo que tenha chamado a atenção dos alunos.
LIVROS ESCOLHIDOS DO AUTOR ZIRALDO
1- O MENINO MALUQUINHO (O enredo possibilita que os alunos aprendam a lidar com seus sentimentos e percebam o valor da amizade e a alegria de ser criança.)
2- DUM-DUM, O TAMBOR (O livro, com muita diversão, traz noções de diversidade cultural e incentiva atividades de música e de corpo e movimento.)
3- FLICTS (De forma lúdica, a história aborda temas relevantes, como diferenças, autoaceitação, inclusão e empatia.)
4- SUPERMÃE (Em gênero de quadrinhos, o livro aborda a valorização materna, a afetividade e a solidariedade.)
5- O PLANETA LILÁS (História rica em atos de coragem e novas descobertas, acaba por mostrar a grande importância daquilo que temos ou daquilo que está bem perto de nós.)
6- O PERERÊ (Com personagens inspirados no nosso folclore indígena e africano, as histórias deste livro são muito “brasileiras”, passando mensagens de diversidade cultural e respeito às diferenças.)
7- NINO, O MENINO DE SATURNO (A obra apresenta a riqueza da criação artística de grandes pintores do mundo, como Matisse, Picasso e Miró. Visa despertar no leitor infantil o valor da expressão criativa e o interesse e a sensibilidade pela arte.)
8- OS DEZ AMIGOS (Muito humorada, a história demonstra como é ser amigo e a alegria de ter amizades e saber conservá-las.)
9- A BELA BORBOLETA (Uma borboleta só adquire forças para bater suas asas e se salvar ao abrir e fechar páginas de livros famosos. Assim, citando personagens de vários livros infantis, a obra desperta o interesse pela leitura.)
APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS PROFESSORES DO FI
A equipe do INTEGRAL elaborou seu planejamento antes de sair de férias, de modo que, quando do retorno de todo o corpo docente para a organização dos trabalhos de 2022, foi possível apresentar aos demais colegas o projeto já pronto.
É bem grande a equipe do INTEGRAL do Fundamental I: a Silvana, a Thaís, a Janaína e a Kátia (professoras das disciplinas básicas), o Rogério e a Rejiane (professores de Educação Física), a Alice e a Mariana (professoras de Inglês), o Paulo (professor de Arte e Música) e a Fabíola (professora de Cultura Maker). Inclui-se à equipe, a Coordenadora Daniela, é claro. Mas todos eles se unem e se organizam para, juntos, explorarem ao máximo as competências dos alunos.
Na apresentação que fizeram, abordaram os objetivos dos trabalhos e as metodologias que irão utilizar. E houve até uma pequena oficina: os demais professores escreveram em borboletas de papel, com referência ao livro “A bela borboleta”, mensagens positivas de perseverança, força de vontade e resiliência. Na ocasião adequada, esses estímulos serão entregues aos alunos.