Que gostoso ter uma aula em espaço aberto, principalmente no gramado da escola, um dos lugares favoritos dos alunos! Ainda mais quando o assunto é “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”. E a história, dessa vez, foi muito especial.
As professoras do Nível II leram para as crianças o livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox. O título é o nome do personagem da história que foi, na sua infância, vizinho de um asilo e fez de todos os idosos de lá os seus amigos.
Como uma das senhoras estava perdendo a memória, o menino colocou, num cesto, fotos, objetos e brinquedos. A intenção do personagem, ao levar e mostrar à idosa suas “próprias lembranças”, foi fazê-la lembrar as dela.
Então, para a atividade ficar bem interessante, as professoras organizaram tudo com antecedência. Pediram às crianças que trouxessem, no dia combinado, fotos, brinquedos de estimação, enfim, objetos que lembrassem momentos bons com a família.
Na hora da leitura no gramado, uma caixa foi aberta com o livro e as “recordações” trazidas pelas crianças. Todas contribuíram e trouxeram recordações. Até o já abandonado cobertorzinho do primeiro ano de vida apareceu na caixa.
Também participaram desses momentos o BETO e a BIA, personagens do material pedagógico do Sistema Piaget, que sempre acompanham as turminhas do Nível II.
Depois da leitura e da observação das “recordações” dos colegas, as crianças puderam se expressar sobre as mensagens da história. Falaram de seus avós e de outros idosos que conheciam.
A lição de respeito aos idosos tinha sido passada. Mas foi além disso: o livro mostrou aos pequenos que os idosos precisam de muitos cuidados, atenção e amor.
E tem mais fotos AQUI!!!