O Ensino Médio trabalha com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências específicas, como: domínio das linguagens, seleção e organização das informações, autonomia, pensamento crítico, entre outras. Tem o compromisso de preparar os estudantes não apenas em relação aos conhecimentos, mas também para a próxima etapa da vida, englobando tanto a faculdade quanto o trabalho.
E, para oferecer uma educação ainda mais significativa e de acordo com a realidade atual, elaborou-se o NOVO ENSINO MÉDIO, que proporciona maior flexibilidade e atende às necessidades individualizadas dos alunos. Agora, eles terão a oportunidade de iniciar um itinerário formativo e se aprofundar em uma ou mais áreas de conhecimento.
Em vista disso, para orientar os nossos alunos, integrá-los e, principalmente, motivá-los nos seus estudos, a equipe docente do Médio organizou uma semana especial no início do ano letivo. Todos foram recebidos com muito carinho e participaram de palestras, oficinas, dinâmicas e até de uma Feira de Profissões.
Explicando o Novo Ensino Médio
No primeiro dia de aula a professora Érica, de Português, explicou aos alunos do 1º ano Médio e aos pais presentes as características do NOVO ENSINO MÉDIO.
Ela mencionou a criação do PROJETO TRILHAS, que permite que os alunos do 1º ano escolham o caminho a seguir, conforme os seus interesses. Ou seja, do conjunto geral de aulas semanais, 10 serão específicas, entre duas possibilidades ou dois ITINERÁRIOS FORMATIVOS: o itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas” e o itinerário de “Matemática e Ciências da Natureza”.
Explicou que, para os alunos fazerem a escolha das aulas específicas de maneira assertiva, desde o ano passado, quando estavam no 9º ano, iniciaram um processo preparatório. E, agora, eles vivenciaram mais duas etapas de atividades e orientações, antes da opção, que aconteceu dia 18 de fevereiro.
Mencionou, ainda, que as novidades fazem parte de uma reformulação necessária para beneficiar os alunos e direcioná-los de forma mais consciente aos seus objetivos.
Feira de profissões
No dia 1º de fevereiro, ocorreu a FEIRA DE PROFISSÕES, um evento organizado pela professora Érica, de Português, com o objetivo de auxiliar os alunos na tarefa, nem sempre fácil, de escolher a carreira profissional.
Foram convidados 30 estudantes e/ou profissionais das mais diferentes áreas (quase todos ex-alunos do Colégio Piaget) para conversarem com os alunos do 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Os convidados, divididos nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, aguardavam no espaço da Quadra Poliesportiva, para bate-papos bem informais, contando suas experiências e respondendo a perguntas.
Desse modo, apresentando sua trajetória de vida e de estudos, as características do curso que fazem ou fizeram, as dificuldades e possibilidades da profissão escolhida, os convidados ofereceram um grande auxílio não só para os que estão mais próximos do vestibular, mas também para os alunos do 1º ano, já que estes, tiveram a “missão” de escolher seu “itinerário formativo”.
Exatamente a necessidade dessa decisão foi o motivo de os alunos do atual 9º ano também terem sido chamados a participar da Feira de Profissões. Assim, já começam, um ano antes, a pensar em que área se enquadram ou qual delas mais os encanta.
Na entrada para a Feira das Profissões, havia a programação, com uma síntese sobre cada um dos convidados e sua carreira ou profissão, para ajudar os nossos alunos a se dirigirem ao bate-papo que lhes interessasse.
Sentimos muito orgulho dos nossos ex-alunos estudantes de boas faculdades ou já formados. Foi emocionante revê-los e ouvir o testemunho deles de que a nossa escola os ajudou a seguir os seus sonhos e aspirações.
Agora, eles é que tiveram a oportunidade de inspirar outros jovens. Aliás, foi isso que estava escrito na sacolinha que entregamos a cada um como agradecimento por ter vindo conversar com os alunos: “VOCÊ INSPIRA PESSOAS!”.
Queremos mais uma vez agradecer e dizer a eles que os alunos amaram o encontro, que eles foram muito gentis e desejamos que continuem o caminho do sucesso que já estão traçando!!!
Uma emoção à parte foi a da nossa diretora Lilian, vendo sua filha Letícia, também nossa ex-aluna e agora formada em Medicina, dando orientações aos nossos atuais alunos.
Citamos os nomes dos convidados que gentilmente vieram à nossa escola para “inspirar” os nossos alunos:
André Gradino Beatriz Manfron Beatriz Koszuk de Toledo Bruno Oliveira Perez Eloá de Oliveira Fernanda Vicente Gabriel Castelani Giovana Carvalho |
Guilherme Bolutavicius Isadora Monteiro Izabelle Pires Lopes Karina Youssef Larissa Caetano Rodrigues Laura Simões Letícia Cavalaro |
Maria Anita Maria Eduarda Santos Giomo Mariana Oliveira Marcela Chiarelli Pedro Paulo Silva Rafaela Zujenas Raphael Terra |
Raquel Oliveira Ruan Palato Zambianco Sâmara Carvalho Sofia Chamelian Sueli Gutierrez Thiago Guesso Victória Buzzato Yuri Carneiro |
Miniprojetos
Para finalizar o “PROJETO TRILHAS”, e assim, os alunos conseguirem optar com maior efetividade pela área de sua preferência. os alunos fizeram atividades de pesquisa e registro, os MINIPROJETOS.
Foram ao todo 11 MINIPROJETOS, trabalhos em grupo, supervisionados pelos professores das diversas áreas e tendo como base um tema central: Problemas da cidade de São Bernardo do Campo.
Primeiramente, os alunos viram os 11 subtemas, entenderam o que precisavam realizar, e escolheram participar de um deles.
Os subtemas que os professores orientadores selecionaram são muito interessantes. Exigiram dos alunos investigação da cidade em seus aspectos físicos, sociais e econômicos. “Os espaços de lazer e cultura”; “A vida verde na cidade”; Os esportes e os locais disponíveis para a sua prática”; “Os moradores de rua”; “O trânsito”, “O lixo” e “A acessibilidade” são alguns dos problemas da cidade que foram investigados com maior aprofundamento.
A professora Érica explicou que os alunos tiveram três semanas para apresentarem os resultados obtidos e as conclusões.
“Com as pesquisas e discussões entre os componentes do grupo, puderam sentir se a área de abordagem foi realmente interessante para eles. A partir dessa experiência, escolheram o Itinerário Formativo com mais segurança.”, disse a professora.