Do total da população, o número de mulheres é de 51,5%. Temos, portanto, mais mulheres do que homens no Brasil.
E, dentre as 108,3 milhões de mulheres brasileiras, mais da metade (64,9 milhões), ou seja, cerca de 60% das mulheres são negras. Como dizem os sociólogos, embora sejam maioria entre as mulheres, as negras passam despercebidas (“quase invísíveis”) pelas classes alta e média.
LUTA ANTIGA QUE DEVE CONTINUAR SEMPRE
A luta das mulheres pela emancipação, valorização, direitos iguais e justos já dura séculos em todo o mundo, e também no Brasil. Houve muitos progressos, mas percebemos, nos dias atuais, um retrocesso das conquistas e aumento da violência e até de morte de mulheres. E, com o racismo, que era camuflado, e agora está evidenciado, as mulheres negras são as que mais sofrem.
Mas a luta de todas as mulheres é muito forte. Elas não desanimam, estudando sempre que possível, conquistando espaços na vida social e política, redobrando suas esperanças e concretizando suas potencialidades.
INTERVENÇÃO DAS ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
Um grupo de alunas do Médio se voluntariaram para redigirem um manifesto sobre as mulheres, orientadas pela professora Érika, de Português.
Assim, no dia 8 de março, as alunas Letícia Suzarte, Nathália, Heloísa Caire, Bia, Valentina, Iasmin, Luísa, Gabriela Oliver e Sofia, do 1º ano; Laura, do 2º ano; e Lívia, Maria Eduarda Giomo, Isadora, Luísa Ruivo e Júlia Rezende, do 3º ano, passaram nas salas de aula do Fundamental II e Ensino Médio lendo o manifesto e conversando com os colegas sobre o significado da data e a importância da continuidade da luta por respeito e igualdade de direitos e deveres.
“A intervenção em cada sala foi curta, durando em média 10 minutos, mas serviu para promover reflexões importantes”, comentou a orientadora educacional Cíntia Negrini.
EXPLICAÇÃO AOS COLEGAS
As alunas nas visitas às salas, mencionaram que muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas é muito mais do que isso, pois tem raízes históricas profundas e sérias. A data é o resultado de mobilizações das mulheres, ao longo do século XX, em manifestações, greves e comitês. Evidenciaram que se trata, portanto, de um dia para conscientização e reivindicação da igualdade de gênero. E que a intervenção delas tinha o objetivo de retratar o momento histórico e as conquistas das mulheres.
O MANIFESTO QUE AS ALUNAS REDIGIRAM
“Apesar de somarmos quase 110 milhões de mulheres no Brasil (quase de 52% da população), somos minoria em muitos contextos, como na política e em cargos de liderança.
Carregamos, desde cedo, a necessidade de provar nosso valor para estarmos onde quisermos. Mas não deveria ser assim.
Especialmente hoje, Dia Internacional da Mulher, usamos a nossa voz para manifestar nossa busca por uma sociedade mais justa, equilibrada e livre.
Muitas pessoas ainda perguntam: por que a luta feminista é importante?
Vejam nossa situação aqui neste mundo. Não sabemos o que nos espera na próxima esquina. Não sabemos se encontraremos tapas ou carinhos, se vamos usar calças compridas em um dia de calor escaldante para que nenhum homem se sinta na liberdade de falar, olhar ou tocar nosso corpo. Não sabemos o que nos espera neste mundo doido e injusto.
O que sabemos é que não estamos mais sozinhas. Vamos lutar até o último suspiro para mudar esta realidade.
Honraremos as mulheres que vieram antes de nós, e as que virão.
Chegou a nossa vez. Agora irão nos escutar. Não ficaremos caladas enquanto acabam conosco.
É a nossa vez!”
#Asminasnotopo
HOMENAGEM ÀS MULHERES EM INGLÊS E ESPANHOL
As professoras de Inglês e de Espanhol, Elisabete, Talita e Mônica, das turmas do 8º e 9º ano do Fundamental e do 2º e 3º ano do Médio, desenvolveram com os alunos uma pesquisa sobre mulheres que se destacaram em diferentes épocas e setores da sociedade. Entre as mulheres que os alunos escolheram homenagear estão: Princesa Diana, Margareth Thatcher, Ana Bolena, Anita Garibaldi, Frida Kahlo, Marie Curie, Hatshepsut, Benazir Bhutto, entre outras.
Eles redigiram um resumo da biografia e realizaram apresentações interclasses, ou seja, trocaram entre eles as pesquisas. E um detalhe importante: nas apresentações, só falaram em inglês ou espanhol.
LEMBRANCINHAS PARA AS MAMÃES E AVÓS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil, as crianças comemoraram a data criando uma lembrancinha: pintaram coadores de café para deixá-los como um tipo de envelope, onde colocaram mensagens motivadoras para serem entregues às mulheres da sua família (mãe, avó, irmã, tia).
A professora Juliana, que orientou as crianças nessa aula de Artesanato, também falou da importância do 8 de Março e seu significado para as mulheres.
MÚSICA PARA HOMENAGEAR AS MULHERES
Também na Educação Infantil, o professor Paulo, de Música, fez uma homenagem: ensinou as crianças a cantarem uma música cuja letra aborda os valores e a grande importância das mulheres.
BATE-PAPOS COM OS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
Com os alunos do Fundamental I, as professoras fizeram rodas de conversa e, cada um, pôde falar das mulheres da sua família e o valor que elas têm.
No Integral do 4º e 5º ano, a professora Silvana levou as crianças para o gramado. E fez passar na roda um botão de rosa. Ao pegar a flor, a criança deveria contar para quem entregaria e por quê.
“Foram momentos de muita emoção. As crianças expuseram seus sentimentos, elogiaram as mães e avós, agradeceram muito a elas. A palavra que mais falaram foi AMOR, para expressar o que sentiam por essas mulheres”, comentou, comovida, a professora Silvana.
VALORIZAÇÃO DAS MULHERES DA FAMÍLIA EM INGLÊS
Os alunos do Integral do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, na aula diária de Inglês, com a professora Mariana, aprenderam o vocabulário referente às mulheres da família. Em uma atividade lúdica-pedagógica, precisavam associar a figura a seu nome e pronunciá-lo.
Em seguida, cada um falou de uma mulher da família que admiravam. A professora foi ajudando, para eles se expressarem em inglês.
PRESENTINHO DA ESCOLA
O Colégio Piaget quis homenagear as mães ou as avós dos nossos alunos, oferecendo a elas um botão de rosa.
Então, todos os alunos levaram para casa a lembrancinha. Mas, as mães ou avós que vieram à escola para buscar o(a) filho(a) ou o(a) neto(a) receberam na hora o mimo da escola.
Vejam, pelas fotos, como elas gostaram da homenagem: