Brincando, os pequenos do Maternal I receberam noções de autoconhecimento e autorrespeito, e, ao mesmo tempo, de reconhecimento das características dos coleguinhas e de respeito a todos eles.
Num espaço de natureza, as professoras penduraram nas árvores fotos recentes dos seus alunos, que os pais haviam enviado para a atividade. Também usaram uma caixa com uma surpresa dentro: um espelho, para cada aluno se olhar e responder a perguntas sobre a sua aparência.
INDIVIDUALIDADE
Quando cada turma chegou ao local, já estavam penduradas as fotos. “Quem são essas pessoas das fotos?”, perguntaram as professoras. As crianças correram para olhar, curiosas.
Mas, antes de pegar sua própria foto, era preciso olhar na caixa que ocultava um espelho e responder a questionamentos: “Quem você vê?”, “Qual a cor dos cabelos?”, “Qual a cor dos olhos?”.
As professoras ajudaram nas respostas e, assim, vendo a si mesmo no espelho e, depois, se vendo na foto, cada criança pôde perceber sua imagem e entender que possuía características próprias.
OS OUTROS
Todos participaram também da caracterização dos colegas, ouvindo as professoras mencionarem e elogiarem como era cada um. As fotos, vistas por eles, reforçaram as diferenças.
Por fim, numa roda de conversa, o assunto foi preferências. Uma criança por vez disse do que gostava de comer, com que gostava de brincar… Mais diferenças se apresentaram.
ACEITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS
Havia chegado a hora da conclusão. Então, com muito carinho, as professoras falaram que cada um possuía características próprias e gostos diferentes. Esclareceram que cada um, com o seu jeito de ser, tinha muito valor, da mesma forma que todos os demais tinham valor.
Terminada a atividade, a professora Larissa Mendes mencionou: “Muitos acham que eles são pequenos demais para poderem entender que todos são diferentes e importantes. Mas não é verdade. Os pedagogos e psicólogos afirmam que esses valores de convivência e respeito devem ser passados desde cedo.”.
Com certeza, as professoras do Maternal fazem um trabalho lindo e benéfico para as crianças. Dão a elas amor e respeito, por isso conseguem facilmente ensinar amor e respeito.
Vejam as fotos das nossas queridas crianças vivenciando esse maravilhoso aprendizado: