No dia 19 de abril, Dia da Diversidade Indígena, os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I participaram de atividades para conhecimento e valorização da cultura dos habitantes originários do Brasil.
As professoras conversaram sobre a importância desses povos e a nossa obrigação de zelar pelos direitos que eles possuem de viver em um território de natureza preservada e de manter seus costumes, tradições e idiomas próprios.
Para valorizar e respeitar a cultura indígena, é necessário, primeiramente, conhecê-la. Por isso, além de vídeos sobre várias tribos, os alunos assistiram à apresentação de uma equipe, a Bio Parque, especializada em fauna, flora e assuntos indígenas.
EXPOSIÇÃO DE OBJETOS DA CULTURA INDÍGENA
Com muita empatia, os profissionais da Bio Parque dialogaram com os alunos e mostraram a eles instrumentos de caça e de música, e ornamentos, como máscaras, colares, braçadeiras, brincos, pulseiras e cocares, feitos de penas e de caudas de aves.
Apresentaram também o urucum (cujas sementes são usadas tradicionalmente pelos índios como corante natural da cor vermelha) e com ele pintaram o rostinho dos alunos.
ANIMAIS DA FLORESTA
Os alunos observaram com atenção os materiais que estavam em exposição. Mas o que mais os encantou foram os animais da floresta: um jacaré empalhado e uma coruja e uma cobra vivas.
Com todo o cuidado (a cobra não possuía veneno), os palestrantes permitiram que os alunos tocassem nos animais. A maioria se aproximou sem nenhum receio. Algumas professoras e a coordenadora Vivi foram mais destemidas e interagiram com os animais.
VIVÊNCIAS CULINÁRIAS
A equipe Bio Parque mencionou a alimentação dos povos originários, baseada na caça, pesca e farinhas de mandioca e de milho.
Em seguida, organizaram uma vivência, em que os alunos assaram milho na fogueira e ajudaram na preparação do biju, um prato típico dos indígenas.
E aproveitaram os momentos da culinária para contar histórias do folclore indígena, como a lenda da mandioca.
ARTESANATO COM ARGILA
Os índios têm muita habilidade no manuseio do barro. Os palestrantes explicaram que, utilizando argilas de diversas cores, dependendo da região, eles confeccionam seus utensílios domésticos.
Então, os nossos alunos foram convidados a “mexer no barro”. Numa atividade criativa, eles produziram figuras com argila.
PLANTIO DE ERVAS PARA CHÁ E ABRAÇO NA ÁRVORE
Muito foi falado aos alunos da ligação que existe entre os índios e a natureza. Como precisam da floresta, dos rios, dos lagos, os índios sabem como utilizar o meio ambiente em que vivem para o seu sustento, mas sem degradá-lo ou destruí-lo. Conhecem as matas e têm conhecimentos, que vão passando de geração a geração, sobre as plantas, inclusive as que curam. Ou seja, os povos originários dominam importantes saberes relacionados ao que chamamos de “plantas medicinais”.
Assim, em homenagem ao amor que os índios dedicam à “Mãe Terra”, os alunos da Educação Infantil fizeram o plantio de mudas de ervas para chá.
Por fim, copiando uma atitude muito comum entre os índios, os nossos alunos abraçaram algumas árvores do nosso espaço.
ATIVIDADES DA CULTURA MAKER
Os alunos do Fundamental I, a partir da Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo”, com a utilização de materiais recicláveis), realizaram duas criações: curumins (com tubos de papel higiênico) e penas de um cocar coletivo (com sobras de papéis), onde escreveram mensagens de respeito, solidariedade e amor aos povos indígenas.